Ex-aluno do DI compartilha sua experiência como curriculum developer

Ex-aluno do DI Pablo Musa trabalha como curriculum developer na empresa Elastic. Foto: Arquivo Pessoal

Pablo Musa falou sobre sua trajetória profissional e a importância do treinamento para capacitar os usuários de softwares

Com o surgimento de novos softwares, vem crescendo a demanda por profissionais que capacitem os usuários a explorar suas funcionalidades da maneira mais eficiente. Este é o papel dos curriculum developers, que criam conteúdo educativo (currículo) para ensinar o software e treinar os usuários.

Para falar sobre o tema, a professora Noemi Rodriguez entrevistou o ex-aluno Pablo Musa, um dos principais desenvolvedores de currículo na multinacional Elastic, em Amsterdã. A conversa, na quinta-feira (10), faz parte da série de lives promovidas pela graduação do DI e foi transmitida pelo Facebook e YouTube

Musa realiza treinamentos para usuários do principal software da empresa, o Elasticsearch, que proporciona soluções em busca, observabilidade e segurança. “A observabilidade estuda log de aplicações, métricas de servidores e application performance monitoring, que monitora a performance de uma aplicação, como o que está consumindo mais recursos ou gerando erros. E ao coletarmos essas informações, precisamos de segurança para garantir que ninguém está acessando os arquivos de maneira maliciosa”, explicou o ex-aluno do DI.

Segundo ele, o desenvolvimento do currículo parte de algumas perguntas. “Qual o espaço vazio que precisamos preencher? O que as pessoas querem aprender? Quando identificamos o que falta em termos de oferta de capacitação, a gente define os fluxos do treinamento”, afirmou.

Na criação de conteúdo para os treinamentos, é importante equilibrar textos, vídeos e interatividade, além de pensar histórias que sejam atrativas para o usuário. Outra preocupação é o data setting, ou seja, os dados que serão incluídos no treinamento. Depois da parte conceitual, os alunos passam ao ambiente de laboratório, onde se aproximam da prática. “Nesse sentido, é parecido com uma aula montada para um semestre da graduação ou da pós, por exemplo, mas em uma escala mais específica e voltada para uma ferramenta só”, comparou.

Professora Noemi Rodriguez entrevistou Pablo Musa durante live do DI. Foto: Reprodução/YouTube

Musa contou que já tinha envolvimento com a área de ensino quando foi aluno da PUC-Rio, onde atuou como monitor já no segundo período da graduação. “Sempre tive uma paixão muito grande por essa parte da educação, e quando entrei na PUC-Rio tive uma série de estímulos ao longo do caminho. Quando fui para o mestrado, comecei a dar aula para a graduação, o que definitivamente me preparou para minha trajetória. Ter podido investir nessa paixão desde o início e ter tido professores incríveis foi decisivo”, compartilhou Pablo, que fez Engenharia de Computação e Mestrado em Informática.

Para quem quer se desenvolver na área, o curriculum developer ressalta a importância de investir em um conhecimento profundo e conceitual de diferentes áreas da computação, para construir uma base forte e capacitada. “A estrutura de dados é uma parte fundamental. A partir dali, você pode criar qualquer coisa”, destacou.

Se você quer ficar por dentro das oportunidades do mercado de trabalho para profissionais da computação, não deixe de assistir as lives da graduação do DI que acontecem duas vezes por mês no Facebook e YouTube do departamento.