Fechar

Ex-aluno do DI fala sobre a área de qualidade de software em live

Foto: Reprodução/YouTube

Thiago Araújo é co-fundador da AevoTech, venture builder que auxilia startups e empresas na criação de produtos de tecnologia

Desenvolver software de qualidade em contextos de inovação é um assunto que desperta bastante interesse em quem deseja ingressar na área. Para falar sobre este desafio, o Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio apresentou, na quinta-feira (13), a live “Qualidade de Software e Inovação”, com o ex-aluno do DI e co-fundador e CTO da AevoTech, Thiago Araújo. A conversa foi conduzida pela professora e coordenadora da graduação, Noemi Rodriguez, e está disponível no YouTube e no Facebook do DI.

Thiago contou sobre seu período no curso de Engenharia de Computação na PUC-Rio e sobre como despertou para a área de qualidade de software graças à influência do professor emérito do DI Arndt von Staa. Os dois começaram a trabalhar juntos quando Thiago ainda estava na graduação. “Ele me disse que seria bom se eu ganhasse experiência em trabalho prático”, afirmou. A partir daí, o então graduando começou a estagiar e explorar técnicas de processo e de construção de ferramentas. 

A experiência adquirida ao longo da sua trajetória, tanto na PUC-Rio quanto no mercado de trabalho, despertou uma paixão: o empreendedorismo. Hoje, Thiago é CTO da AevoTech, empresa que auxilia startups e empresas na criação de produtos de tecnologia, com foco em qualidade de software.

Tudo começou em 2011, com a criação de uma startup chamada WinePad, uma carta digital de vinhos para restaurantes de luxo. “Consegui aplicar coisas muito interessantes de computação”, disse. A empreitada deu certo e, a partir da experiência positiva, Thiago e seu sócio pensaram: por que não auxiliar outros empreendedores que não têm base tecnológica a desenvolver suas ideias? “Criamos um modelo de apoio a startups, que foi amadurecendo ao longo do tempo”, contou, sobre o modelo que daria origem à atual AevoTech. 

Hoje, a AevoTech é uma venture builder que trabalha diretamente com startups que já aprovaram suas ideias no mercado, mas precisam construir seus produtos. A proposta da empresa é entregar produtos que tenham qualidade em todo seu tempo de vida, utilizando técnicas de engenharia de software e focando na transformação e reorganização de ativos atemporais. 

Apesar de seu ingresso no mundo do empreendedorismo, Thiago continuou envolvido com o ambiente acadêmico. Ele fez mestrado e doutorado em Informática no DI e co-orientou alunos, além de ter sempre buscado uma forma de aplicar pesquisa em seus projetos, obtendo resultados a partir dali. 

Para conciliar estas diferentes tarefas, a disciplina foi e continua sendo fundamental – aprendizado que absorveu do professor Arndt, contou. “Outro fator foi a formação em Engenharia, leva você a lidar com vários contextos diferentes”, disse. 

Dicas para estudantes e futuros profissionais

A professora Noemi perguntou ao Thiago quais características ele procura na hora de contratar alguém. Para quem está prestes a se formar e entrar no mercado de trabalho, as dicas são: ter capacidade de aprendizado, boa formação e base sólida.

Ele também falou sobre a contratação de mulheres, ainda incipiente na área. “É importante a gente ter um equilíbrio maior dentro da equipe”, pontuou. 

O ex-aluno ressaltou que aqueles que desejam se tornar profissionais de desenvolvimento de software de qualidade devem buscar conhecimento e experiência ainda na faculdade. Cursar a disciplina de Teste e Qualidade de Software, que introduz o tema, pode ajudar neste processo. “Buscar técnicas de codificação e explorá-las no seu próprio desenvolvimento, e procurar por um estágio”, recomendou. “Trabalhar em um projeto real e ver as dificuldades que existem nele são fatores muito importantes para ‘ganhar casca.”

Thiago também falou sobre sua experiência na startup Instanteaser, que produz anúncios por meio de um processo simplificado e voltado para o desempenho. Destacou outra vertente do trabalho em desenvolvimento de software: a reengenharia. Ao final da live, o CTO da AevoTech respondeu perguntas dos internautas.

A apresentação fez parte do seminário da graduação, que ocorre duas vezes por mês, e está disponível no YouTube e no Facebook do DI. Assista-a na íntegra, e acompanhe as nossas redes para ficar por dentro de todas as nossas lives!