Fechar

Garcia faz paralelo entre redesenho de software e desafios na academia

Professor do DI fez a live da pós-graduação na terça-feira (21)

Professor Alessandro Garcia

A saúde mental tem sido bastante discutida em tempos de pandemia, mas pouco falada entre quem faz pesquisa acadêmica. Na terça-feira (21), ao apresentar o seminário virtual “Redesenho de Software: Favorecendo a Intuição do Engenheiro de Software”, o professor Alessandro Garcia fez esse alerta e traçou uma comparação entre dificuldades encontradas por pesquisadores e engenheiros de software que diariamente trabalham no redesign de sistemas, seu tema de pesquisa. Garcia ressaltou como essas dificuldades podem ser melhor contornadas quando o papel da intuição nos processos de pesquisa e de desenvolvimento de software é valorizado.

A apresentação, que faz parte das lives quinzenais da pós-graduação do Departamento de Informática (DI), foi mediada pelo coordenador da pós, o professor Marcos Kalinowski e focou nas aplicações de redesenho de software. Após fazer uma análise científica do tema, Garcia destacou que a constante revisão e a busca por melhorias no desenho do software são importantes para garantir a qualidade no funcionamento e manutenção de um sistema. Para isso, é essencial a presença da figura do engenheiro, que deve se apoiar em soluções computacionais que efetivamente gerem insights sobre quais e como elementos em um software devem ser redesenhados.

“O desenvolvedor não trabalha só com o código-fonte e outros documentos do software. Ao longo do processo, o engenheiro vai trabalhando sobre o problema e a solução de software a partir de ferramentas que instigam seus sistemas racional e intuitivo”, disse Garcia.

Segundo ele, muitas ferramentas disponíveis ao engenheiro de Software ainda são concebidas para apoiar o raciocínio lógico, mas pouco se sabe quanto essas tecnologias promovem intuições positivas. Alguns exemplos disso são a redução do esforço de racionalização e a melhora da qualidade dos sistemas que as ferramentas constroem. Por conta do dinamismo do processo de criação de um software, as ferramentas de desenvolvimento deveriam melhor apoiar o desenvolvedor ao longo das tarefas que requerem uso contínuo e harmônico dos sistemas intuitivo e racional do engenheiro.

Ao encaminhar a conversa virtual para o lado pessoal, Garcia destacou que o mundo da pesquisa acadêmica não envolve só conquistas. As dificuldades na condução de trabalhos e os erros persistentes encontrados no caminho rumo às inovações podem, alertou, trazer consequências sérias para a saúde mental dos pesquisadores. Em sua experiência pessoal, a intuição foi chave para superar tais dificuldades, assim como um engenheiro de software também depende rotineiramente dela para alcançar êxito em suas tarefas.

“O domínio dos pensamentos negativos relacionados às minhas pesquisas começou a me paralisar, impactando meu lado físico, com problemas de coluna, estômago, intestino e insônia. Estes problemas físicos estavam claramente relacionados a um quadro de depressão, algo difícil de admitir para si mesmo. Eu estou falando isso porque a gente sabe que muitos pesquisadores passam por isso e, talvez, possam se identificar com o meu caso. Meu sistema racional ‘parou de funcionar’. Se apegue a intuição nesses momentos. É importante você dar ouvido a ela e se agarrar nisso. É, muitas vezes, a solução que resta”, completou.

Garcia também ressaltou a importância da parceria com outros professores do Departamento não só no aspecto científico, mas como apoio social e moral nos momentos mais difíceis. E contou que usou, ao fim do processo, a oportunidade para comparar suas dificuldades com o próprio redesenho de software e suas pesquisas sobre o assunto. Ele listou, a partir das suas experiências ao longo de vinte anos trabalhando no tema, cinco deficiências que assolam as soluções computacionais de apoio ao engenheiro nas atividades de redesenho de software.

A live está disponível no YouTube do DI (youtube.com/dipucrio). Para não perder os próximos encontros, inscreva-se no canal e ative as notificações!

Categorias: Notícias