Fechar

Inauguração – Software Science Lab

O Departamento de Informática da PUC-Rio inaugurou esta semana o Software Science Lab, um Núcleo de Inovação Tecnológica coordenado pelo Prof. Marcos Kalinowski, que tem o objetivo de investigar e aplicar o método científico para evoluir conhecimento sobre tecnologias de software.

Os tópicos de pesquisas trabalhados no laboratório são, entre outros: Engenharia de Software Experimental, Engenharia de Requisitos, Qualidade do Processo do Produto de Software e a interseção entre a Engenharia de Software e Ciência de Dados. A filosofia de trabalho do laboratório envolve a colaboração e o estabelecimento de relações de confiança para construir conhecimento de forma coletiva. Assim, muitas das pesquisas nestes tópicos envolvem colaborações internacionais, principalmente no contexto da rede de excelência International Software Engineering Research Network (ISERN).

O laboratório tem criado metodologias e tecnologias de eficácia comprovada na prática, dentre as quais: a abordagem Lean R&D de cocriação ágil de soluções que envolvem pesquisa e desenvolvimento (concebida e utilizada na iniciativa ExACTa); a abordagem Pattern-Driven Maintenance para a construção de regras de análise estática customizadas (premiada como melhor tese de doutorado da área de qualidade de software); a abordagem para verificação de aspectos de segurança em especificações de requisitos ágeis (premiada como segunda melhor dissertação de mestrado da área de qualidade de software); o catálogo de anti-padrões de injeção de dependência no desenvolvimento de aplicações corporativas (premiada como segunda melhor dissertação de mestrado da área de engenharia de software); e diretrizes amplamente utilizadas sobre quando e como atualizar revisões sistemáticas para fornecer um retrato atualizado da evidência científica disponível em determinado tópico.

O Software Science Lab apoia projetos de P&D com a indústria no contexto da iniciativa ExACTa. Além disso, transfere tecnologia através de consultorias e treinamentos, auxiliando empresas parceiras na adoção das melhores práticas de engenharia de software para o desenvolvimento tanto de aplicações corporativas quanto de aplicações baseadas em ciência de dados.

Para conhecer mais sobre o laboratório, acesse:
https://softwaresciencelab.inf.puc-rio.br/