Informática da PUC-Rio oferece bolsas integrais no Vestibular 2022

Com apoio da Fundação Behring, curso da Ciência da Computação oferecerá bolsas integrais aos oito primeiros colocados

Foto: Arquivo Pessoal

Ótima notícia para os vestibulandos que desejam fazer Ciência da Computação! O Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, em parceria com a Fundação Behring, vai oferecer bolsas integrais aos oito primeiros colocados no Vestibular 2022. Os alunos contemplados com a “Behring scholarship” receberão o incentivo ao longo dos quatro anos de curso.

O aporte financeiro da Fundação Behring irá se somar ao valor para bolsas parciais já previstas pela Vice-Reitoria Acadêmica PUC-Rio (VRAC), tornando as bolsas integrais. O objetivo é estimular a entrada de alunos excelentes e dedicados no curso da Ciência da Computação.

“O Departamento de Informática da PUC-Rio tem uma graduação de excelência e muito demandada pelo mercado, mas o custo das mensalidades impede que muitos alunos bons sejam privados de cursar a graduação de seus sonhos. Para esses alunos talentosos e extraordinários queremos dar um incentivo a mais, e a oportunidade de cursar Ciência da Computação com a bolsa integral. Isso é muito importante, especialmente hoje em dia, em que o mercado de trabalho brasileiro para profissionais em Informática e Ciência de Dados sofre um apagão de mão de obra qualificada”, afirma Markus Endler, diretor do DI

Endler detalha ainda que uma das condições para a contribuição da Fundação Behring foi o aumento de vagas oferecidas. No Vestibular 2022, o número já subiu de 60 para 90, um aumento de 50%. “Essas bolsas são um chamariz para alunos talentosos e, também uma primeira ação de um movimento para aumentar a quantidade de alunos de graduação porque sabemos que o mercado precisa de profissionais qualificados nessa área”.

A Fundação Behring é uma fundação familiar sem fins lucrativos que busca apoiar pessoas e iniciativas sociais comprometidas em valorizar o potencial de jovens para transformação da sociedade. A Fundação prioriza o investimento nas novas gerações, assim como a garantia de suas oportunidades para o futuro na economia digital.

“Acreditamos que investir na formação de talentos para a área de tecnologia é investir no futuro do Brasil. Estamos muito felizes em firmar esta parceria com um centro de excelência como o DI da PUC-Rio, dando oportunidade à uma educação na fronteira do conhecimento para jovens brasileiros, com um potencial extraordinário de impacto à sua frente”, diz Lucas Giannini, diretor executivo da Fundação Behring.

As condições para manutenção das bolsas seguem as diretrizes estipuladas pelo VRAC. Todos os alunos contemplados devem manter, semestralmente, um alto Coeficiente de Rendimento (CR) e cursar no mínimo 20 créditos. Além disso, os bolsistas poderão ter acompanhamento e aconselhamento profissional pela Fundação Behring ao longo do curso.

O Departamento de Informática da PUC-Rio, fundado em 1967, é pioneiro em Computação no Brasil e tem reconhecida excelência em ensino , pesquisa e inovação tecnológica em computação. Do DI surgiram muitas teorias, algoritmos e tecnologias usados mundialmente. O curso foi especialmente projetado para a formação de líderes e profissionais capazes de solucionar problemas extremamente complexos e inovar frente aos grandes desafios da tecnologia.

O curso de graduação em Ciência da Computação tem currículo flexível, onde o aluno pode se especializar nos mais diferentes assuntos da informática, como Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Games, Realidade Virtual e Aumentada, UI/UX, Otimização, Internet das Coisas, Linguagens de Programação, Bancos de Dados, sistemas de apoio à decisão, entre outros. Ainda há a possibilidade de cursar algumas disciplinas da pós-graduação como optativas, encurtando assim a duração de um posterior mestrado.

Através desse contato com a pós-graduação e a pesquisa, o aluno se qualifica ainda mais para o mercado de TI, que cada vez mais reconhece a importância da pesquisa, da inovação e da formação continuada.

As inscrições para o vestibular estão abertas até 19 de setembro e podem ser feitas no site da universidade. Para aqueles que querem se preparar para as provas, o site da PUC-Rio disponibiliza um repositório de exames anteriores, assim como os critérios de correção das avaliações.