Fechar

Informática e tecnologia no cinema: 9 filmes que o DI recomenda

Foto: JESHOOTS.COM / Unsplash

Professores indicam tramas que falam sobre Inteligência Artificial e outros assuntos da computação

Há muito tempo que os avanços tecnológicos e inovações nas áreas da computação ganharam as telas de cinema. Desde clássicos como 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968) até o recente Dilema das Redes, lançado em janeiro de 2020 pela Netflix, são muitos os filmes que abordam esses temas, das mais variadas formas. E como o semestre letivo está chegando ao fim, por que não unir informação e entretenimento nas férias? Confira a lista de indicações dos professores do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio: são nove títulos, entre ficção, biografias e documentários, que podem ampliar os horizontes sobre assuntos como inteligência artificial, aprendizado de máquina, banco de dados, sistemas computacionais, entre outros. Então, é só fazer a pipoca e começar a maratona! 

Ela (2013) 

Estrelado por Joaquin Phoenix, Amy Adams e Scarlett Johansson, esse filme de Spike Jonzen levou Oscar de melhor roteiro original em 2014. Mostra o drama de um escritor solitário que se apaixona pelo sistema operacional projetado para atender a todas as suas necessidades. O desenvolvimento desse romance improvável e seu desfecho, você vai ter de assistir para conferir. Está disponível no catálogo do Globoplay.

O círculo (2017) 

Adaptação do best-seller homônimo, escrito por Dave Eggers. A história parte da realização do grande sonho de Mae (Emma Watson), que é trabalhar na maior empresa de tecnologia do mundo, O Círculo. Fundada por Eamon Bailey (Tom Hanks), a organização tem como principal produto o SeeChange, uma pequena câmera que permite aos usuários compartilharem detalhes de suas vidas com o mundo. Conforme vai subindo na hierarquia d’O Círculo, Mae é incentivada por Bailey a viver sua vida com total transparência. Porém, quando todos estão assistindo, ninguém está realmente seguro.

O Dilema das Redes (2020)

Este documentário da Netflix foi um dos assuntos muito comentados na pandemia e levou muita gente a repensar sobre manter ou não seus perfis nas redes. O filme explora o perigoso impacto humano das redes sociais, com especialistas em tecnologia alertando sobre os riscos e “armadilhas” de suas próprias criações.

A Rede Social (2010)

Vencedor de três Oscars e quatro Globos de Ouro, o longa de David Fincher narra a trajetória de Mark Zuckerberg na criação do Facebook nos seus tempos de estudante na Universidade Harvard. Em seis anos ele se torna o mais jovem bilionário da história, tamanho o sucesso da rede social. Mas, apesar da fortuna e dos 500 milhões de amigos online,  sua ascensão sem precedentes traz problemas legais e também  pessoais.

Piratas da Informática (1999)

Parcialmente baseado no livro “Fire in the Valley: The Making of the Personal Computer”, escrito por Paul Feiberger e Michael Swaine, o filme de Martyn Burke narra a ascensão da Apple e Microsoft, mostrando a conflituosa relação de Steve Jobs (Noah Wyle) e Bill Gates (Anthony Michael Hall) nos bastidores. 

Jobs (2013)

Ashton Kutcher interpreta Steve Jobs nesse filme de Joshua Michael Stern, que começa ainda 1976, quando Jobs abandonou a faculdade e deu início a uma revolução junto com seu amigo Steve Wozniak, um gênio da tecnologia. Juntos eles inventaram o primeiro computador pessoal, chamado Apple 1. A narrativa apresenta a personalidade controversa de Jobs e como, apesar de ter mudado o mundo para sempre com a Apple, o fato de ele ter passado por cima dos outros no processo prejudicou sua vida pessoal. Está disponível no catálogo da Amazon Prime Video.

Privacidade Hackeada (2019) 

Um original Netflix, esse documentário expõe através de histórias reais de diferentes lados do escândalo Cambridge Analytica/Facebook, o perigoso e chocante mundo da exploração de dados.

AI – Artificial Intelligence (2001) 

Do aclamado diretor Steven Spielberg, esse filme impressionou toda uma geração, com a versão de ficção científica da clássica história de Pinóquio. Haley Joel Osment interpreta David, o primeiro menino-robô programado para amar. Adotado por um casal, ele enfrenta uma série de circunstâncias inesperadas e não conquista a aceitação dos humanos nem das máquinas. Por isso, David decide embarcar em uma jornada em busca de seu verdadeiro mundo. Já faz quase 20 anos desde o lançamento do longa, mas é um caso daqueles em que sempre vale a pena ver de novo! 

O jogo da imitação (2014)

Vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado e indicado a outras sete estatuetas na premiação de 2015, o filme de Morten Tyldum nos apresenta a história de Alan Turing, considerado o pai da computação por ter criado uma máquina durante a segunda guerra mundial que foi uma das precursoras do computador. Turing era um gênio matemático inglês que liderou a equipe responsável por desvendar a “Enigma”, códigos que os alemães usavam para se comunicar na guerra. O longa tem Benedict Cumberbatch como protagonista e Keira Knightley como a criptoanalista numismatista Joan Clarke.