Programa de Pós-Graduação do DI/PUC-Rio tem nota máxima da CAPES e excelência reconhecida internacionalmente
O Departamento de Informática da PUC-Rio (DI) lançou nesta segunda-feira (5) o edital de seleção para mestrado e doutorado para o primeiro semestre de 2021. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site até 16 de novembro. O Programa de Pós-Graduação do DI foi o primeiro no país a receber nota máxima (7) da CAPES, em 2003, e desde então se mantém assim. Sua excelência é reconhecida não só por órgãos dos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, como também por pesquisadores e instituições nacionais e internacionais.
A maioria dos alunos aceitos em regime de tempo integral no DI recebe bolsa de fomento ou bolsa de isenção total, e portanto não paga mensalidades. Dentre os documentos exigidos para a inscrição, é requerido um plano de pesquisa pré-aprovado pelo orientador pretendido — um dos professores do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação do DI. É importante entrar em contato com o orientador pretendido com antecedência para alinhar os interesses entre candidato e orientador.
O DI forma mestres e doutores em Informática, especializados nas seguintes áreas de concentração:
- Bancos de Dados (BD)
- Ciência de Dados – Data Science (CD)
- Computação Gráfica (CG)
- Engenharia de Software (ES)
- Hipertexto e Multimídia (HM)
- Interação Humano-Computador (IHC)
- Linguagens de Programação (LP)
- Otimização e Raciocínio Automático (OTR)
- Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RCSD)
- Teoria da Computação (TC)
Cada área de concentração tem suas linhas de pesquisa, como Jogos e Entretenimento Digital; Visualização 3D; Computação Móvel; e Redes de Alta Velocidade. Todos os detalhes do processo seletivo, cronograma de datas, documentação e mais informações estão disponíveis no edital.