Inscrições para o vestibular da PUC-Rio estão abertas até 19 de setembro

Vagas no DI são para cursos de Engenharia da Computação e Ciência da Computação

Foto: Divulgação

Chegou a hora para quem quer fazer parte da graduação do Departamento de Informática (DI). Já estão abertas as inscrições para o vestibular 2022 da PUC-Rio. O DI oferece aos vestibulandos duas opções de graduação: Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

Por conta da pandemia da Covid-19, as provas desta edição serão realizadas on-line. A avaliação será fiscalizada remotamente e requer que o candidato use um desktop ou um notebook.

E há também outras portas de entrada para a PUC-Rio. Os aspirantes a calouro podem aproveitar os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre os anos de 2017 e 2021. Os exames internacionais Abitur, Bac (Baccalauréat Général) e IB (International Baccalaureate Diploma Programme) também são aceitos.

A graduação em Ciência da Computação é voltada para a formação de profissionais em Tecnologia da Informação e Comunicação. O curso tem currículo flexível, e o aluno pode se especializar nos mais diferentes assuntos da informática, como computação móvel, Web, sistemas de apoio à decisão, entre outros. Já o curso de Engenharia da Computação prepara profissionais para o desenvolvimento de tecnologias de ponta através do estudo de soluções que integrem software e hardware.

Bolsas de ingresso na graduação são disponibilizadas pela PUC-Rio através de três alternativas: pela classificação no vestibular, pela média no ENEM ou através do Prouni. Quando já estiverem cursando a universidade, os alunos podem ainda receber bolsas de reconhecimento de mérito equivalentes a 50% da mensalidade.

Em termos de desenvolvimento científico, o DI conta com Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para financiamento de novos talentos entre estudantes de graduação, através de sua participação em projetos de pesquisa. Além disso, o DI tem 14 laboratórios que abrangem os mais diferentes campos da informática. Neles, os alunos podem interagir com professores e estudantes de pós-graduações, ou ainda acompanhar seminários e aprofundar seus estudos científicos.

A disputa pelas graduações do DI é acirrada. O vestibulando de Engenharia da Computação concorre a uma vaga no Ciclo Básico do Centro Técnico Científico (CTC) junto com as demais Engenharias, além dos cursos de Física, Matemática e Química. A opção pela Computação deve ser feita a partir do terceiro semestre. São 190 vagas pelo Vestibular interno da PUC e 65 pelo ENEM. Já os futuros alunos de Ciência da Computação concorrem a 27 vagas no Vestibular e 10 no ENEM.

A qualidade dos cursos em Ciências da Computação e Engenharia da Computação se reflete em suas avaliações no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As graduações receberam nota 4 e 5, respectivamente.

Para se preparar para as provas e revisar conteúdos, o site da PUC-Rio disponibiliza um repositório de exames anteriores, assim como os critérios de correção das avaliações.

Inscreva-se e venha fazer parte do DI!