Instituto Tecgraf da PUC-Rio

O Instituto Tecgraf de Desenvolvimento de Software Técnico-Científico da PUC-Rio, fundado em 1987, nasceu como um laboratório do Departamento de Informática da PUC-Rio, fruto de uma parceria entre a PUC-Rio e a Petrobras, com o objetivo de desenvolver projetos em computação gráfica.

Ao longo de sua evolução, o Instituto consolidou seu trabalho ampliando sua atuação para todas as áreas da Petrobras, incluindo a sísmica, reservatório, automação, meio-ambiente e logística – “do poço ao posto”. Em 2013 o Tecgraf se tornou um instituto da PUC-Rio com a missão de ser a ponte entre a universidade, a sociedade e a indústria, desenvolvendo soluções que ajudem as empresas-clientes a vencer desafios e gerar riquezas, protegendo pessoas e o meio-ambiente, sendo referência mundial em competência e qualidade no desenvolvimento da computação profissional e técnico-científica.

O instituto que, atualmente conta com mais de 400 colaboradores e pesquisadores, incluindo alunos, professores, doutores, mestres, muitos com experiência internacional, cresceu tendo sua base na academia e direcionando suas atividades para os desafios e demandas dos seus clientes. Muitas das tecnologias e metodologias implementadas nos sistemas desenvolvidos são fruto de teses e dissertações e diversos trabalhos acadêmicos da PUC-Rio, tornando as pesquisas da universidade fortemente relevantes para o desenvolvimento técnico-científico brasileiro.

Atualmente o Tecgraf/PUC-Rio desenvolve cerca de 40 sistemas computacionais e diversas tecnologias bases como frameworks, bibliotecas e API’s.  As principais áreas de competência do Instituto são:

Interatividade Digital: engloba computação gráfica, processamento de imagens, visão 3D, visualização científica, realidade virtual e aumentada, BIM/CAD/CAM, professional social media, web mobile.

Modelagem e Simulação: trata de modelagem geométrica; digital professional models; geração de malha; simulação multi-física; FEM, FVM, DEM; modelagem multi-escala; computação distribuída; HPC(high performance computing), Cluster, Grid.

Data Analytics:  reúne conhecimento predição e aprendizado de máquina; business intelligence, scientific data science, big data; banco de dados espaço-temporal; banco de dados distribuídos; interoperabilidade e intercâmbio de informação.

O Tecgraf/PUC-Rio, desenvolve grande parte dos seus projetos em cooperação com diversos departamentos da PUC-Rio, inclusive com o Departamento de Informática, incentivando a produção acadêmica dos seus docentes e colaboradores, o Instituto recebe alunos de mestrado e doutorado que são alocados para funções que sejam próximas a seus projetos de pesquisa.

Conheça mais sobre o Tecgraf/PUC-Rio: www.tecgraf.puc-rio.br