Fechar

Inteligência Artificial do DI-PUC em refinarias da Petrobras poupa energia de cidade de 20 mil habitantes

Sistema ‘Smart Tocha’ aplica técnicas de análise de imagens e aprendizado de máquina com contínua geração de imagens da queima para abrir e fechar válvulas

Cada vez mais presente no mundo moderno, a Inteligência Artificial (IA) tem transformado a relação da sociedade com o digital nos últimos anos e se tornou a mais nova etapa da evolução tecnológica. Em parceria com o Departamento de Informática da PUC-Rio e seguindo a tendência mundial de uso dessa tecnologia, a Petrobras começou a aplicar essa tecnologia em suas refinarias, buscando a transformação digital em seus processos industriais.

Petrobras começou a aplicar a Inteligência Artificial em suas refinarias

Um novo sistema de IA e automação foi implantado com o apoio da equipe da iniciativa ExACTa PUC-Rio (www.exacta.inf.puc-rio.br), que é coordenada pelos professores do DI Hélio Lopes, Simone Barbosa, Marcos Kalinowski e Marcus Poggi, para controlar a qualidade da queima de gases nas tochas das plantas. Batizado de “Smart Tocha”, o sistema aplica técnicas de análise de imagens e aprendizado de máquina com a contínua geração de imagens da queima para automatizar a tomada de decisão na operação.

Trata-se de uma parceria entre o DI da PUC-Rio e a Petrobras – através de um termo de cooperação da ExACTa com o Cenpes (Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras), com participação integrada das áreas de Refino e TIC. O sistema proporciona economia de vapor, o que resulta em melhor eficiência energética, além de manter a queima de forma segura para o meio ambiente. Seis refinarias da Petrobras já o adotaram: Presidente Getúlio Vargas (Repar), Presidente Bernardes (RPBC), Henrique Lage (Revap), Duque de Caxias (Reduc), de Capuava (Recap) e de Paulinia (Replan).

O diretor-executivo de Transformação Digital e Inovação da Petrobras, Nicolás Simone, destacou, em matéria no site da Petrobras (hiperlink), que os ganhos trazidos pelo sistema nas refinarias equivalem ao abastecimento energético de uma cidade com cerca de 20 mil habitantes. Segundo ele, o processo busca a melhoria de desempenho e conformidade ambiental nas operações, com segurança, redução de custos e aumento da eficiência.

Segundo o professor Hélio Lopes, esse desenvolvimento é “um dos frutos de uma parceria inovadora que a iniciativa ExACTa criou com a Petrobras. A base dela está num tripé onde se encontram experimentação ágil, co-criação e transformação digital.”