Laboratório BioBD

O Laboratório de Bioinformática e Banco de Dados (BioBD) é um laboratório do DI da PUC-Rio com foco em engenharia de dados aplicada à biologia computacional e outras aplicações. Seu principal objetivo em relação à bioinformática é desenvolver ferramentas de pesquisa e computação para apoiar pesquisadores engajados no Genoma e projetos similares.

Em estreita cooperação com pesquisadores e laboratórios de pesquisa da FIOCRUZ, INCA, UFRJ e UNB, o BioBD investiga principalmente aspectos relativos à gestão, consistência e acesso eficiente a dados na área de biologia molecular e bases de dados científicas. Além disso, a pesquisa de BioBD envolve questões centrais de pesquisa de banco de dados, particularmente sistemas de banco de dados autônomos, autogerenciados e autoajustáveis.

As pesquisas realizadas pelos integrantes do Laboratório BioBD – colaboradores, professores, pesquisadores, posdocs, alunos de doutorado, mestrado e graduação, envolvem as seguintes áreas: (1) sistemas de bancos de dados aplicados à bioinformática (2) sintonia fina automática, bancos de dados autogerenciados e sistemas de recomendação e (3) sistemas Big Data, redes sociais e ciências de dados aplicadas.

Assim como outros laboratórios do DI da PUC-Rio, o BioBD proporciona aos alunos do Departamento a possibilidade de atuarem como colaboradores e ter contato com a diversas teorias diretamente aplicadas à prática, buscando soluções para resolver problemas reais de diversas empresas através de projetos específicos desenvolvidos pelo laboratório.

Categorias: Sem categoria