Fechar

Laboratório ExACTa

Apresentamos hoje a iniciativa ExACTa

ExACTa é uma iniciativa de experimentação ágil e cocriação para transformação digital. A iniciativa foi criada por quatro professores do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, pesquisadores das áreas de Ciência de Dados, Engenharia de Software, Interação Humano Computador e Otimização. A visão da iniciativa é estreitar os laços entre pesquisa e desenvolvimento, permitindo aplicar resultados de pesquisa para desencadear inovação e excelência operacional nas empresas parceiras. Esta iniciativa também traz a integração com pesquisas de ponta que são desenvolvidas no Departamento de Informática da PUC-Rio, trazendo um processo inovador para a cocriação de soluções de pesquisa e desenvolvimento com agilidade.

As atividades no ExACTa permitem aplicar na prática resultados de pesquisa gerados tanto no contexto da iniciativa quanto em laboratórios temáticos do Departamento de Informática, como o DASLAB, Software Science Lab, IDEIAS e GALGOS. Com estes diferenciais, ExACTa configura a iniciativa ideal para a transformação digital das empresas parceiras. Em menos de três anos de atividade o laboratório já gerou patentes, fez dezenas de entregas de produtos inovadores e apoiou diversas publicações científicas. O laboratório é coordenado pelos professores Hélio Côrtes Vieira Lopes, Marcos Kalinowski, Simone Diniz Junqueira Barbosa e Marcus Poggi e conta com uma equipe altamente qualificada, totalizando mais de 50 colaboradores, incluindo tanto profissionais juniores e plenos, quanto mestres e doutores contratados especificamente para a iniciativa. Caso você queira fazer parte da iniciativa, entre em contato com os coordenadores.

Assim como outros laboratórios do DI da PUC-Rio, a iniciativa ExACTa proporciona aos alunos do Departamento a possibilidade de atuarem como colaboradores e ter contato com diversas teorias diretamente aplicadas à prática, buscando soluções para resolver problemas reais de diversas empresas através de projetos específicos desenvolvidos pelo laboratório.

Conheça mais sobre o ExACTa:

http://www.exacta.inf.puc-rio.br/

#laboratórios #transformacaodigital #inovacao #ciencidadedados #engenhariadesoftware #pesquisa #desenvolvimento #dipucrio