Fechar

Laboratório IDEIAS-SERG

Apresentamos hoje o Laboratório IDEIAS-SERG

O IDEIAS-SERG é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento multidisciplinar do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio. Fundado em 2019, IDEIAS-SERG resultou da junção de dois grupos mais antigos, IDEIAS (fundado em 2010) e SERG (fundado em 1996). Hoje o laboratório é coordenado pelas professoras Simone D.J. Barbosa e Clarisse Sieckenius de Souza. Seus interesses de pesquisa nas áreas em que atuam incluem Semiótica, Visualização de Informação e Visual Analytics, Desenvolvimento por Usuários Finais e Computação Centrada em Humanos.

Os mais de 32 Mestres e 29 Doutores titulados pelo laboratório publicaram, além de centenas de artigos científicos, 5 livros internacionais e um livro nacional (referência de IHC no Brasil), o que tornou o SERG um centro de referência internacional em Semiótica Computacional. Por seu trabalho, os pesquisadores sêniores do SERG receberam cinco prêmios e distinções internacionais (incluindo 2 da ACM e 2 da IFIP) e dois prêmios nacionais (incluindo Mérito científico da Sociedade Brasileira de Computação).

O laboratório titulou 17 Mestres e 6 Doutores entre 2010 e 2019 e no ano de 2020, sua fundadora recebeu o prêmio Carreira de Destaque em IHC (CEIHC-SBC). Ela é co-coordenadora geral da principal conferência de IHC, ACM CHI 2022.

O laboratório oferece serviços de treinamento e consultoria em design e avaliação de IHC e experiência do usuário, assim como em visualização de informação e análise exploratória e visual de dados — frequentemente aplicando resultados de pesquisa de nossos alunos de pós-graduação.

Conheça mais sobre o IDEIAS-SERG: http://www.ideias.inf.puc-rio.br/