Medalha Pedro Ernesto é entregue para os criadores da Linguagem Lua

Ontem, dia 13 de setembro, os professores Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes Filho, do Departamento de Informática da PUC-Rio, e o professor Luiz Henrique de Figueiredo, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, receberam a Medalha Pedro Ernesto, honraria máxima da câmara de vereadores do Rio de janeiro, pela criação da linguagem de programação Lua. O evento foi presidido pelo vereador Marcelo Arar e contou com a presença de Francisco Bulhões, do Decano do CTC, Sidnei Paciornik, do Diretor do Departamento de Informática, Markus Endler, e do Vice-Reitor Marcelo Gattass, também diretor do Instituto Tecgraf. Lua, que foi criada para projetos do Tecgraf, é hoje em dia destaque no cenário mundial e amplamente utilizada na indústria de jogos e sistemas embarcados. Exemplos de jogos eletrônicos programados com a linguagem Lua incluem os games de sucesso Grim Fandango (1998), Roblox (2006), e Angry Birds (2009). A lista completa está aqui.

A data foi ainda mais especial por ter sido o Dia do Programador, o 256º dia do ano, escolhido porque 256 é o número de valores distintos que podem ser representados através de um byte (oito bits), ou seja, um número representativo para os programadores.

Ficamos muito honrados com a premiação e o reconhecimento dos professores Roberto, Waldemar e Luiz Henrique, por parte de uma instituição não acadêmica, desta tecnologia Lua, gerada na PUC-Rio e que conquistou o mundo.