Palestra Deep Networks Are Kernel Machines

Deep Networks Are Kernel Machines – Este será o tema da próxima palestra online que acontecerá no dia 26/04 às 18h, e será apresentada pelo professor emérito da University of Washington, Pedro Domingos. O sucesso do aprendizado profundo geralmente é atribuído à sua capacidade de descobrir automaticamente novas representações dos dados, em vez de depender de recursos manuais como outros métodos de aprendizado. Nesta palestra, no entanto, o Prof. Domingos mostrará que redes profundas aprendidas por algoritmos de descida de gradiente são, de fato, aproximadamente equivalentes a máquinas kernel, um método de aprendizado que simplesmente memoriza os dados e os usa diretamente para previsão por meio de uma função de similaridade (o kernel). Isso aumenta muito a interpretabilidade de pesos de rede profunda, elucidando que eles são efetivamente uma superposição dos exemplos de treinamento. A arquitetura de rede incorpora o conhecimento da função de destino ao kernel.

A palestra incluirá uma discussão sobre as principais ideias por trás desse resultado e algumas de suas consequências mais surpreendentes para aprendizagem profunda, máquinas kernel e aprendizado de máquina em geral.

O Prof. Pedro Domingos é autor do livro “The Master Algorithm: How the Quest for the Ultimate Learning Machine Will Remake Our World”, que já foi indicado por Bill Gates como uma das obras mais importantes para quem deseja conhecer mais sobre #IA.

O evento acontece através da Conexão Rio-Campinas, uma parceria entre o Departamento de Informática da PUC-Rio e o Instituto de Computação da Unicamp, que promove importantes debates e palestras sobre os últimos avanços na ciência da computação, na Inteligência Artificial, em aprendizado de máquina, Ciência de Dados entre outros temas relevantes para profissionais, pesquisadores e para a sociedade como um todo.

Faça sua inscrição: