Fechar

Palestra Professor Mario Piattini

Seminário da Pós: Practical Quantum Computing: Challenges of Quantum Software Development

Se você se interessa em saber mais sobre Computação Quântica, não pode ficar de fora do próximo seminário da pós-graduação do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, nesta sexta-feira, 06 de Maio, às 15h, no YouTube do DI (youtube.com/dipucrio)! O seminário contará com um convidado especial, o Prof. Mario Piattini, que é professor titular da Universidade Castilla-La Mancha (UCLM-Espanha) e que, em função de sua extensa e diferenciada produção científica, tem sido frequentemente apontado como um dos mais influentes e citados pesquisadores da área de Engenharia de Software do mundo! O seminário será moderado pelo coordenador de pós-graduação Prof. Marcos Kalinowski e terá uma sessão interativa de perguntas e respostas.

Segundo Piattini, um dos grandes obstáculos para o crescimento da indústria quântica é ter um mercado de trabalho robusto com uma força de trabalho suficiente especializada nas diferentes habilidades exigidas pela computação quântica o mais rápido possível. No entanto, isso está se mostrando muito difícil devido ao alto nível de analfabetismo quântico global, o que implica uma curva de aprendizado muito alta que atrasa os resultados dos programas de alfabetização quântica.

No caso do desenvolvimento de software quântico, a pequena força de trabalho que dominou os princípios da computação quântica para desenvolver algoritmos quânticos geralmente não é formada por engenheiros de software. Muitos desenvolvedores de software estão interessados, mas, por enquanto, a maioria não possui o conhecimento e as habilidades necessárias. Por outro lado, os desenvolvedores de software quântico muitas vezes não têm as habilidades e ferramentas de engenharia de software para poder criar software quântico com princípios de alta qualidade.

O desenvolvimento de software quântico ocorre em diferentes contextos, sendo seus objetivos decisivos na definição de quem, como e com que software quântico é desenvolvido. Nesta palestra imperdível o professor abordará aspectos práticos da computação quântica e os desafios do desenvolvimento de software quântico!

#QuantumComputing #ComputacaoQuantica #EngenhariaDeSoftware #Informatica #Computacao #dipucrio