Paulo Ivson, Greis Silva e Alberto Sardinha são os novos professores pesquisadores recém contratados pelo DI PUC-Rio

No início deste ano, o Departamento de Informática da PUC-Rio contratou três novos professores pesquisadores. Conheça um pouco mais sobre suas formações, áreas de atuação, interesses e pesquisas.

Paulo Ivson: Doutor e Mestre em Informática, com foco em Computação Gráfica, tendo se graduado em Engenharia de Computação pela PUC-Rio. Em 2023, assumiu o cargo de professor do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, tendo atuado por mais de 18 anos como pesquisador da universidade em projetos de P&D&I com a indústria. Paulo Ivson possui produções científicas em conferências e periódicos nacionais e internacionais nas áreas de Visualização, Renderização em Tempo Real, Computer-Aided Design (CAD), Building Information Modeling (BIM) e Sistemas de Produção Lean.

Sua pesquisa atual busca combinar técnicas inovadoras de Computação Gráfica e Inteligência Artificial para aplicações de engenharia. Além de ser professor do Departamento de Informática da PUC-Rio, Paulo Ivson atua também no Instituto Tecgraf da universidade, onde participa de projetos de P&D&I produzindo softwares técnico-científicos para as indústrias de Óleo e Gás, Construção Civil, Manufatura e Logística. Os projetos envolvem colaborações com demais professores e órgãos da PUC-Rio como, por exemplo, os departamentos de Informática, Engenharia Elétrica, Engenharia Industrial e Engenharia Civil, além de startups do Instituto Gênesis. Nesta atuação, Paulo Ivson promove a pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras baseadas em conceitos da Indústria 4.0 e Building Information Modeling (BIM), como Gêmeos Digitais, com o objetivo de tornar mais eficientes e ecossustentáveis as etapas de projeto, construção e gestão do ciclo de vida de ativos. As pesquisas envolvem desafios nas áreas de Visualização e Renderização 3D, Geometria Computacional, Processamento de Imagem e Visão Computacional, Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

Greis Silva: Doutora e mestre em Informática com ênfase em Interação Humano-Computador (IHC) pela PUC-Rio. Obteve várias distinções acadêmicas e de pesquisa durante sua graduação (ciência da computação) e pós-graduação. Realizou pós-doutorado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e no Departamento de Informática da PUC-Rio. Pesquisadora e Consultora acadêmico-tecnológica no Instituto Tecgraf/PUC-Rio, liderando a equipe de Ciência de Dados no grupo “Realidade Estendida e Visão Computacional” em projetos junto à Petrobras. Tem participado na orientação de alunos de graduação, mestrado e doutorado em pesquisas nas áreas de IHC, Realidade Virtual e Machine Learning. Sua pesquisa tem resultado em várias publicações em revistas científicas e conferências nacionais e internacionais, obtendo premiações na categoria “Best Paper”. Seus interesses de pesquisa incluem a interseção entre IHC e Machine Learning (ML), tais como sistemas inteligentes aplicados a áreas da saúde, indústria e educação; técnicas de ML nos processos de IHC, como modelagem de usuário utilizando ML; design de IHC para sistemas inteligentes; jogos sérios, tecnologias assistivas, interação multimodal e computação afetiva. Sua intenção é contribuir no ensino, pesquisa e extensão, promovendo e realizando projetos interdisciplinares com parcerias nacionais e internacionais para continuar desenvolvendo pesquisa aplicada, de qualidade e com alto impacto social. Pesquisa também sustentada pela sua atuação no Instituto Tecgraf/PUC-Rio, participando de projetos de P, D & I junto a empresas parceiras.

Alberto Sardinha: O professor Alberto Sardinha fez o seu doutorado em Informática na PUC-Rio na área da Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina. Fez um pós-doutorado na Carnegie Mellon University e fez parte da equipe que desenvolveu um sistema multi-agente para comércio eletrônico que ficou em primeiro lugar na Trading Agent Competition, competição que reunia os principais pesquisadores da área da Inteligência Artificial (e.g., pesquisadores de CMU, Brown, Cornell, Michigan e Harvard). Recebeu uma bolsa Marie Curie da União Européia para desenvolver pesquisa na área de Sistemas Multi-Agente e Aprendizado de Máquina na Lancaster University. Orientou vários mestres e doutores que estão nas principais empresas de tecnologia (e.g., Google, IBM, Microsoft). Tem ampla experiência em projetos de P&D. Possui publicações em conferências e periódicos internacionais, tais como a ACL, AAMAS, IROS, EJOR, CL e JAAMAS.

Alberto Sardinha é professor e pesquisador em Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina, como foco em Sistemas Multi-Agente. Atualmente, tem feito pesquisa na área de Deep Reinforcement Learning, Multiagent Reinforcement Learning, Active Learning, NLP e Real Options. Já participou de vários projetos de P&D com parceiros acadêmicos internacionais e da indústria. Como coordenador, conseguiu projetos altamente competitivos de agências de fomento no exterior, tais como a Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal e a Air Force Office of Scientific Research dos EUA.

Desejamos boas-vindas aos novos professores!