Fechar

Perspectivas tecnológicas, problemas e impactos econômicos da Internet das Coisas

Este é o tema da palestra online que acontecerá no próximo dia 17 de fevereiro às 18h. A Internet das Coisas é uma realidade tecnológica que tem o objetivo de interconectar diversos objetos, dispositivos, máquinas e aparelhos eletroeletrônicos que usamos no dia-a-dia, o que trará um grande impacto na vida de todas as pessoas e na forma como interagimos com tecnologia. Este evento apresentará como a evolução tecnológica de hardware e software tornará a Internet das Coisas ubíqua e os problemas e impactos que podemos esperar de seu uso massivo na sociedade, na economia e nas novas formas de trabalho. A palestra abordará também como IoT pode ser aplicado a governança, na indústria, no transporte veicular, no comércio e entrega de mercadorias, dentre outros.

O evento acontece através da Conexão Rio Campinas, uma parceria entre o Departamento de Informática da PUC-RIO e o Instituto de Computação da Unicamp, que promove importantes debates e palestras sobre os últimos avanços na ciência da computação, na Inteligência Artificial, em aprendizado de máquina, Ciência de Dados entre outros temas relevantes para profissionais, pesquisadores e para a sociedade como um todo.

A infraestrutura e o desenvolvimento de tecnologias para IoT visam aprimorar a interação entre pessoas e máquinas trazendo sistemas mais avançados de segurança, automação de residências e condomínios permitindo conexões via Wi-Fi ou Bluetooth e controle digital à distância. Esta é uma oportunidade única para os alunos da Pós Graduação marcarem presença no evento e atualizarem seus conhecimentos nesta área que trará grandes impactos e mudanças sociais a nível mundial. Confira abaixo uma breve apresentação dos participantes:

O evento será aberto pela palestra do Prof. Antônio Alfredo Loureiro, Professor Titular do DCC/UFMG, e com PhD em Ciência da Computação (University of British Columbia, Canadá). Ele é o brasileiro com maior destaque acadêmico nesta área e atua em pesquisas com foco em computação distribuída, com ênfase em redes de computadores, computação urbana, computação móvel/persuasiva e Internet das Coisas. Em seguida haverá um debate com o Prof. Endler (Diretor do DI da PUC-Rio), Doutor pela Universidade Técnica de Berlin e livre docente pela USP, pesquisador e especialista em Middleware para Sistemas de Internet das Coisas e protocolos distribuídos para tratar da mobilidade.

O debate também cantará com a presença do Prof. Luis Fernando Gonzalez (Unicamp), Mestre e Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas, trabalha com pesquisa e desenvolvimento de soluções de IoT. E a medicação do evento ficará a cargo do Prof. Anderson Rocha (Unicamp).

Acesse o link e faça sua inscrição: https://lnkd.in/eFCqyCMs

Categorias: Notícias