Por Dentro do DI: Daslab desenvolve e inova na área de Ciência de Dados

O professor Hélio Lopes (esq.) recebendo, pelo daslab, o prêmio do BPI Challenge 2017, em Barcelona. Foto: Arquivo pessoal

Laboratório realiza pesquisas na área de data science e desenvolve produtos para a indústria

No terceiro post da série “Por Dentro do DI”, falaremos sobre o daslab, que é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) em Ciência de Dados do Departamento de Informática da PUC-Rio. Ele é co-coordenado pelos professores Hélio Lopes e Simone D. J. Barbosa.

O objetivo do daslab é fazer pesquisa, desenvolvimento e inovação em Ciência de Dados, incluindo as suas áreas afins, como: aprendizado de máquina, mineração de dados, mineração de processos, visualização, UX / UI, inteligência artificial, bancos de dados, IoT e ética na computação.

“O nosso foco é desenvolver métodos e sistemas computacionais que resolvam os problemas da vida real”, disse Lopes, que criou o laboratório em 2017 a fim de proporcionar um espaço ao desenvolvimento de pesquisas na área de ciência de dados.

Ainda de acordo com o co-coordenador, o daslab realiza não só pesquisas práticas e teóricas na área de data science, mas também desenvolve produtos para a indústria. “Em dado produto para um cliente, nós trabalhamos a interpretação de relatórios operacionais, tentando extrair as informações que vinham desses textos, a fim de possibilitar buscas semânticas em linguagem natural”, exemplificou.

Interdisciplinaridade

Um dos pontos altos do daslab é a sua forte colaboração com outros NITs do Departamento de Informática, principalmente com IDEIAS-SERG, Galgos e ExACTa. De acordo com Lopes, a área de ciência de dados é bastante interdisciplinar e conversa com as propostas dos demais NITs.

Integrantes do daslab. Foto: Arquivo pessoal

O IDEIAS-SERG realiza pesquisa multidisciplinar em IHC e UX, focando atualmente em Engenharia Semiótica e Semiótica Computacional; Visualização de Informação e Visual Analytics; Computação Centrada em Humanos; e Ética e Mediação Algorítmica de Processos Sociais. Esse laboratório traz para o daslab seu conhecimento e experiência em análise, design e avaliação de interação e de interfaces de usuário (IHC+UX).

Já o Galgos visa desenvolver e aplicar métodos algorítmicos para o manuseio e a análise de grandes volumes de dados, e otimizar recursos de médio e grande porte. Nesse caso, o daslab colabora na parte de interpretar relatórios analíticos.

Por fim, o ExACTa usufrui o trabalho do daslab e dos demais NITs para entregar produtos para transformação digital da indústria de uma forma ágil.

A união dos NITs resulta em uma equipe com cerca de 40 membros, entre alunos de graduação, mestrado, doutorado e participantes dos projetos, que transitam entre os diferentes trabalhos dos laboratórios.

“A gente puxa para o lado da cooperação, estabelecendo uma troca entre os alunos e participantes, enriquecendo o trabalho e fazendo com que todos ganhem muito com isso”, explicou Lopes. “O daslab oferece uma enorme experiência para os alunos, em termos de conhecimento e prática com aplicações na indústria.”

Conquistas

O laboratório tem executado importantes projetos com a indústria, tem promovido a difusão de conceitos de data science em diversos setores e tem sido reconhecido por seu trabalho.

No final de 2017, o daslab conquistou o BPI Challenge 2017, premiação voltada à área de mineração de processos. “Resolvemos um desafio mundial e obtivemos a conquista”, contou Lopes, que participou do evento em Barcelona, na Espanha.

Já em 2020, o laboratório recebeu o prêmio de Melhor Artigo na International Conference on Enterprise Information Systems (ICEIS), com o artigo “Globo Face Stream: A System for Video Meta-data Generation in an Entertainment Industry Setting”, escrito por Lopes e pelos alunos de doutorado Rafael Pena, Felipe A. Ferreira, Frederico Caroli e Luiz Schirmer.

Gostou da iniciativa e deseja fazer parte? Fique de olho, porque o daslab está disposto a receber alunos de graduação, mestrado e doutorado interessados em trabalhar com a área de ciência de dados – uma das mais requisitadas do mercado. Basta entrar em contato com os professores Hélio Lopes (lopes@inf.puc-rio.br) ou Simone Barbosa (simone@inf.puc-rio.br).