Prêmio Luiz Fernando de Computação abre chamada de trabalhos

Competição reconhece projetos de inovação com impacto social e executabilidade

Está aberta a chamada de trabalho para o V Prêmio Luiz Fernando de Computação, um dos eventos paralelos ao WebMedia 2020 (XXVI Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web). A premiação agracia projetos de inovação com impacto social, submetidos dentro do WFA – Workshop de Ferramentas e Aplicação do WebMedia 2020. A data-limite de submissão é 12 de outubro de 2020. O prêmio para o primeiro lugar é um notebook de até R$ 3 mil, e os três mais bem colocados receberão certificados chancelados pela CE-WebMedia.

O Prêmio Luiz Fernando de Computação se destina a professores e estudantes de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) envolvidos em projetos de inovação, completos ou em andamento, que promovam a melhoria da sociedade. A avaliação dos trabalhos considera impacto social e a executabilidade (potencial de uso, replicabilidade, parcerias e outros).

Luiz Fernando Gomes Soares foi professor do Departamento de Informática da PUC-Rio e focou na produção de pesquisas em TIC com rigor científico e impacto social. Além de ter formado professores e pesquisadores, notabilizou-se por criar o middleware de TV Ginga e sua linguagem NCL, hoje adotados como padrões nacionais e internacionais. Essas tecnologias fomentaram a criação da indústria nacional e impactaram em inclusão digital, como, por exemplo, o projeto Brasil 4D. Ele morreu em 2015.

A primeira edição do prêmio em sua homenagem aconteceu em 2016, organizado pelo professor Mauro Oliveira (do IFCE- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). Atualmente é promovido pela Comissão Especial da SBC para Sistemas Multimídia e Web (CE-WebMedia). “LF viveu intensa e alegremente, amou, produziu muito, formou pessoas, cativou amigos, deixou uma grande família e uma obra”, disse Oliveira, em seu livro “Escola pra valer”.

Como participar?

Os projetos devem ser submetidos em inglês ou português, no formato PDF seguindo o formato padrão da ACM do WebMedia. Também serão aceitos trabalhos que tenham participado de outros concursos e premiações. A via de submissão é eletrônica, pelo Sistema JEMS na trilha “WFA (Workshop de Ferramentas e Aplicações) e Prêmio LF”. É desejável incluir uma análise de impacto pela métrica Social  Return on Investment – SROL. Além de informações técnicas como arquitetura e funcionalidades, é preciso informar:

1 – Instituições envolvidas e currículos resumidos do professor e estudantes com links Lattes (footnotes);

2 – A relevância, impacto social e executabilidade do projeto;

3 – Resultados já alcançados e esperados, potencial, recursos envolvidos e parceiros;

4 – Cronograma para execução ou continuidade do projeto.

Para mais informações, como os tópicos recomendados e o cronograma de datas, consulte o site do V Prêmio Luiz Fernando de Computação. Boa Sorte!