Conferência sobre Investigações Experimentais terá transmissão grátis

O ESEM 2021 inicia dia 12 de Outubro e vai juntar pesquisadores de referência da área em encontro virtual

Foto: Unsplash

Pesquisadores que conduzem investigações experimentais em engenharia de software e praticantes do mercado de TI interessados em conhecer os resultados destes trabalhos têm um encontro marcado a partir do dia 12 de Outubro. O ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM 2021) é a principal conferência internacional desse campo da computação e acontece entre os dias 12 e 15. Por conta da pandemia da Covid-19, o encontro será realizado virtualmente e será transmitido gratuitamente pelo YouTube.

O coordenador de pós-graduação do Departamento de Informática (DI), Marcos Kalinowski, foi presidente do comitê de programa, responsável pela programação do evento e pelo processo de revisão dos artigos, juntamente com a professora Teresa Baldassarre, da Universidade de Bari, na Itália. “O ESEM é meu evento científico predileto e um dos mais respeitados do mundo. Ter sido convidado para servir como presidente do comitê de programa, coordenando o trabalho dos principais pesquisadores da área, foi uma honra e um enorme prazer.” ressalta Kalinowski.

Sobre o evento em si, ele explica que “O ESEM historicamente têm publicado resultados de impacto que trazem conhecimentos a respeito de tecnologias de software, permitindo entender como elas podem ser avaliadas, as situações em que elas realmente funcionam, seus limites e como elas podem ser evoluídas. A inovação de transmissão gratuita que trouxemos para o ESEM em função da pandemia permite ampliar a visibilidade desses resultados, tanto para outros pesquisadores quanto para profissionais do mercado de TI.”

Kalinowski enfatiza ainda que “A programação está imperdível, além de novidades relacionadas com metodologia científica traz resultados inéditos de investigações em tópicos como requisitos de software, arquitetura e projeto de software, testes de software, segurança, entre outros. Assistir ao ESEM é uma grande oportunidade de atualização para pesquisadores e para profissionais atuantes na área de TI.”

O ESEM 2021, que conta com a coordenação geral do professor Filippo Lanubile da Universidade de Bari, na Itália, também terá duas palestras keynote. No dia da abertura, na terça-feira (12), Massimiliano di Penta, da Universidade de Sannio, na Itália, falará sobre como a pesquisa experimental tem apoiado e pode apoiar o desenvolvimento de novas ferramentas de desenvolvimento. Já no dia do encerramento, sexta-feira (15), os pesquisadores Maria Lomeli e Mark Harmann do Facebook (UK), farão uma palestra a respeito de desafios de medição para cyber-cyber digital twins com base em experiências com a implantação do sistema de simulação WW do Facebook.

Para não perder essa oportunidade, você deve se inscrever gratuitamente através deste link.