Fechar

Professor Kalinowski coordena reunião anual do ISERN (International Software Engineering Research Network) em Nova Orleans

O ISERN (International Software Engineering Research Network) é uma rede de excelência de pesquisadores que visa tornar a engenharia de software uma disciplina baseada em evidência e melhorar a qualidade, relevância e impacto prático da pesquisa em engenharia de software. Os pesquisadores membros do ISERN ( https://isern.iese.de/isern-members-2/ ) incluem diversos dos pesquisadores internacionalmente mais influentes da área e representam algumas das mais tradicionais instituições de pesquisa do mundo (do Brasil além da PUC-Rio estão representadas COPPE/UFRJ, PUCRS e UFPE).

O ISERN promove encontros anuais, no formato de workshops ativos, sempre em um país diferente. A edição de 2023 foi realizada em Nova Orleans nos Estados Unidos entre os dias 22 e 24 de Outubro e teve como coordenadores de programa os professores Marcela Genero (da UCLM na Espanha) e Marcos Kalinowski (do DI PUC-Rio).

A respeito da oportunidade dada, o professor Kalinowski destaca: “Em 2006, no início do meu doutorado, tive o privilégio de assistir a uma reunião do ISERN como ouvinte, vendo os meus ídolos científicos internacionais em ação. Ali desenvolvi a visão de que um dia seria membro e voz ativa desta comunidade. Em 2023 participei da minha décima reunião do ISERN e dessa vez com a honra de atuar como coordenador de programa científico (para o biênio 2023/2024). Agradeço pela confiança depositada pelo comitê diretivo do ISERN no meu trabalho e fico feliz que tudo tenha dado tão certo. Foram dois dias intensos de trabalho que celebraram a emblemática trigésima reunião anual do ISERN. Os resultados serão publicados no Empirical Software Engineering journal e disponibilizados para a comunidade”.

A edição contou com a presença de três dos fundadores do ISERN: Victor Basili, Dieter Rombach e Markku Oivo. Foram prestadas homenagens ainda aos recém falecidos membros Barry Boehm e Guenther Ruhe, também internacionalmente conhecidos por suas contribuições para a Engenharia de Software.

Kalinowski finaliza com uma visão positiva a respeito da evolução e representatividade internacional da ciência brasileira na área de Engenharia de Software: “O Brasil tem hoje talentos científicos de norte a sul que, em termos de impacto científico internacional, estão atingindo resultados sem precedentes. As citações dos nossos cientistas estão alcançando novos patamares. ACM Distinguished Paper awards indo para o Brasil, algo improvável décadas atrás, se tornou uma realidade frequente. Em 2023 tivemos pela primeira vez uma pesquisadora brasileira recebendo um IEEE CS TCSE Award (Tayana Conte, da UFAM). Estamos trazendo o ICSE, a principal conferência internacional da área para o Brasil pela primeira vez em 2026. E o melhor: sinceramente sinto que estamos apenas começando.” 

O professor destaca ainda a importância dos pioneiros da área no país para o alcance dessa nova realidade: “É claro que devemos isto aos professores que nos antecederam estabelecendo as bases para esta evolução. Neste sentido gostaria de deixar uma homenagem e agradecimento ao professor Carlos Lucena, que terá esta semana sua solenidade de posse como professor emérito da PUC-Rio.