Projeto de Transformação Digital para FURNAS

Um grande projeto de Transformação Digital para FURNAS está sendo coordenado no Departamento de Informática da PUC-Rio pelo Prof. Edward Hermann em parceria com a empresa de engenharia e tecnologia Radix.

O projeto tem o objetivo de melhorar a disponibilidade do sistema de transmissão da estatal e, com isso, proporcionar uma redução nos gastos com manutenção, além de garantir mais segurança e estabilidade ao sistema. A plataforma vai permitir analisar com antecedência possíveis falhas nos equipamentos e classificá-las para evitar danos futuros. Ana Cláudia Rodrigues, Gerente de Transformação Digital de FURNAS, explica que se trata de um “sistema de monitoramento inteligente dos ativos de transmissão, que permitirá melhor planejamento das manutenções e consequente redução de custos”. Segundo ela, o projeto utiliza tecnologias de inteligência artificial para desenvolvimento de uma plataforma que poderá beneficiar outras empresas do setor elétrico.

Todos os modelos de Inteligência Artificial (Machine Learning) do projeto são desenvolvidos no Laboratório de Tecnologia e Métodos Formais – TecMF, do DI da PUC-Rio, sob a coordenação do Prof. Hermann que conta com o trabalho de mais 12 alunos e ex-alunos do DI da PUC-Rio.

Segundo o Prof. Hermann, o trabalho já está bem alinhado, e a etapa de produção será realizada no pós-projeto dentro de Furnas e no final do terceiro ano, em 2023. Nesse período, a Radix, responsável pela especificação, desenvolvimento e implantação da plataforma computacional em Nuvem, vai continuar fazendo a transferência digital para Furnas.

Com o projeto ambientado em Nuvem, FURNAS ganha em escalabilidade, podendo utilizar a solução em todas as suas subestações. Subsidiária da Eletrobras, FURNAS atua na geração, transmissão e comercialização de energia elétrica, e está presente em 15 estados e no Distrito Federal. Integram seu sistema 21 usinas hidrelétricas, duas termelétricas e um complexo eólico, próprios ou em parceria com a iniciativa privada, além de cerca de 35 mil km de linhas de transmissão e 72 subestações.

O Departamento de Informática da PUC-Rio, trabalha com excelência reconhecida por pesquisadores, instituições nacionais e internacionais há mais de 50 anos e vem desenvolvendo inúmeros projetos e soluções em tecnologia, aplicando teoria à prática através de seus professores e pesquisadores, que capacitam profissionais de grande reconhecimento no mercado.