Laigner recebe prêmio de dissertação em Engenharia de Software

Trabalho realizado durante mestrado explorou nichos da engenharia de software

Os professores Leonardo Murta (UFF), Alessandro Garcia (PUC-Rio), o aluno Rodrigo Laigner e o coordenador da pós graduação Marcos Kalinowski (PUC-Rio)

Mais um reconhecimento para a qualidade das pesquisas do Departamento de Informática (DI)! Rodrigo Laigner, mestre pelo DI com orientação do coordenador da pós-graduação, Marcos Kalinowski, recebeu o prêmio de segunda melhor dissertação do país na área de engenharia de software. O trabalho se destacou por sua originalidade e robustez científica.

De acordo com Laigner, o assunto da pesquisa surgiu por acaso enquanto cursava uma disciplina lecionada pelo professor do DI Alessandro Garcia. Laigner optou por explorar um nicho ainda pouco desenvolvido em sua área.

“Propus um catálogo de más práticas no uso de uma técnica de engenharia de software que busca prover maior modularidade à aplicação. Em suma, o grau de modularidade de um software está intimamente ligado à capacidade de adaptá-lo a novas funcionalidades. A partir disso, o professor Kalinowski teve o mérito de enxergar no trabalho um aspecto de novidade, o que chamamos na academia de ‘novelty’. Isto é, nenhum ou poucos trabalhos realizados até então propuseram algo parecido”, contou.

O aluno também destacou que o trabalho do orientador foi essencial para garantir um olhar holístico e identificar as características diferenciais do projeto. “Ao longo da orientação, o catálogo foi sendo aprimorado de maneira incremental por meio do emprego de diferentes métodos para validar sua relevância prática, corretude e utilidade.”

Hoje doutorando na Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, Laigner acrescenta que os diferenciais do mestrado no Departamento garantiram os bons resultados encontrados. “A premiação recebida é a cereja do bolo e obviamente fico muito feliz com o reconhecimento. Minha opção pelo mestrado na PUC-Rio foi justamente buscar resultados de pesquisa relevantes e esse objetivo foi alcançado”, concluiu.

Categorias: Sem categoria