SBBD 2022: saiba as principais informações sobre o evento

Entre os dias 19 a 23 de setembro de 2022, ocorrerá a 37a edição do SBBD – Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados, no Atlântico Búzios Convention, localizado em Búzios/Rio de Janeiro. Neste ano a coordenação geral está nas mãos do Professor Sérgio Lifschitz, do Departamento de Informática da PUC-Rio.

É um dos evento oficiais e mais tradicionais dentre os promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), organizado anualmente pela Comissão Especial de Bancos de Dados (CEBD), e envolve as comunidades científica, acadêmica e industrial para debater temas que envolvem ciência e tecnologia voltados para grande área de banco de dados, como ciência de dados e big data. Cabe observar que a 1a edição do SBBD também foi organizada pelo DI PUC-Rio em 1986.

Cabe observar que todos participantes do SBBD 2022 também poderão participar do 15o BSB (Simpósio Brasileiro de Bioinformática). Tanto no SBBD como no BSB há vários alunos (e ex-alunos), além de professores do DI, apresentando artigos selecionados que relatam projetos de pesquisa acontecendo na PUC-Rio.

O simpósio é considerado como a maior conferência brasileira e da América Latina sobre a temática. Confira parte da programação que, além das sessões técnicas para apresentações de artigos selecionados e convidados, terá muita coisa interessante:

• Keynote speakers: Carmem Hara (UFPR), Julia Stoyanovich (New York University), Ihab Ilyas (University of Waterloo);

• Tutoriais:
    • Angelo Brayner (UFC), José Maria Monteiro Filho (UFC) e Arlino Henrique Araújo (UFPI): “Estratégias para Recuperação de Main Memory Databases
    • Alberto Lerner (Univ. Fribourg ) e Philippe Bonnet (Univ. Copenhagen): “Not your Grandpa’s SSD: The Era of Co-Designed Storage Devices

• Minicursos:
    • José Eduardo Machado e Felipe Nunes (Neo4J): “Introdução à plataforma de grafos Neo4J
    • Helena Caseli (UFSCar), Cláudia Freitas (PUC-Rio) e Roberto Viola (Kunumi): “Processamento de Linguagem Natural
    • Angelo Frozza (IFC), Geomar Schreiner (UNOESC) e Ronaldo Mello (UFSC): “Projeto de Bancos de Dados NoSQL
    • Gustavo Coutinho, Bárbara Oliveira, Lucas Gaspar, João Araújo e José Macêdo (UFC): “Uso de Meta-Learning em Tarefas de Aprendizado Profundo

• Workshops co-localizados:
    • DB+AI (Workshop de Integração BD com Inteligência Artificial)
    • DSW (Dataset Showcase Workshop)
    • DEXEA (Data Driven Extreme Events Analytics)