Fechar

SBBD – Artigos e compilado de minicurso disponíveis

A 37a edição do SBBD – Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados -, ocorreu entre os dias 19 e 23 de setembro de 2022, no Atlântico Búzios Convention, em Búzios/Rio de Janeiro. Coordenado pelo professor Sérgio Lifschitz, do Departamento de Informática da PUC-Rio, e com abertura feita pelo professor Markus Endler, atual diretor do DI, o evento é um dos mais tradicionais promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado pela Comissão Especial de Bancos de Dados (CEBD). 

Nesses dias, as comunidades científica, acadêmica e industrial debateram sobre ciência e tecnologia, abrangendo questões como gerenciamento de dados, pesquisa de banco de dados e sistemas de informação, ciência de dados, big data, entre outras temáticas, por meio de palestras, sessões técnicas com apresentação de artigos científicos, atividades com ferramentas desenvolvidas (demos), workshops, minicursos e outros formatos. 

Entre alunos atuais e ex-alunos, selecionados para apresentar os seus artigos que relatam os seus projetos de pesquisa ou como voluntários, alguns professores-pesquisadores em outras instituições, a PUC-Rio contou com mais de 30 representantes presentes. 

Agora, vocês podem acessar os Anais do SBBD 2022, que reúne os 28 artigos completos e 16 artigos curtos que foram apresentados. Acesse o site da SBC OpenLib, uma biblioteca digital mantida pela SBC: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbbd

Também foi feito um compilado dos minicursos, publicado no formato de ebook. Veja em: https://sol.sbc.org.br/livros/index.php/sbc/catalog/book/103