Seminário da Pós: “A Methodology for Developing Intelligent Decision Support Systems”

Dia 10/11, às 15h, acontecerá o seminário “ A Methodology for Developing Intelligent Decision Support Systems“, proferido pelo Prof. Carlos Lucena e Guilherme Pate.

Resumo do Seminário: Neste seminário vamos apresentar uma metodologia ágil para o desenvolvimento de sistemas inteligentes de apoio à decisão que tem como ponto focal um ciclo de reuniões que orienta a construção de sistemas inteligentes de apoio à decisão. O ciclo de reuniões está baseado nas fases de iniciação, análise e planejamento, negociação, controle e suporte inteligente à decisão. Um ciclo representa uma passagem por todas as fases, enquanto a execução de uma fase significa que todas as reuniões planejadas foram realizadas. Cada reunião durou 15 minutos, e as entradas e saídas foram compostas por artefatos que apoiaram a evolução de cada reunião. Na fase inicial foi realizada uma reunião com todos com as fichas para o levantamento dos requisitos e a construção do gráfico 3D para representar o tamanho. Nas reuniões de TI foram utilizados artefatos, formulários e tabelas para definir os primeiros pacotes. Nas fases de análise e planejamento foi utilizado o formulário de objetivos por resultados-chave. Na negociação utilizamos a forma de conjuntos estruturais. Na fase de controle temos o artefato de configuração e seu gráfico de controle. Por fim, no apoio inteligente à decisão, utilizamos o formulário de perguntas essenciais. O método serve como um guia para a construção de sistemas inteligentes de apoio à decisão que podem ajudar em problemas como determinar se deve ou não assinar um contrato.

– Na fase inicial, fichas para levantamento de requisitos juntamente com gráfico de complexidade e Requisitos do Quadro por Camadas e Pessoas Chave apoiaram a organização dos pacotes de desenvolvimento.

– Na fase de controle, as estruturas de entrada possibilitaram a criação de um artefato de controle contínuo. Além disso, o gráfico de controle mostrou o que está no escopo e faz parte do controle contínuo.

– A fase inteligente de apoio à decisão garantiu o refinamento dos requisitos, o que trouxe critérios de inteligência aos pacotes de desenvolvimento e conferiu-lhes características únicas.

Dessa forma, a metodologia servirá como um guia para a construção de sistemas inteligentes de apoio à decisão.

Conheça os Convidados:

Guilherme Pate é Doutorando em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Informática e pós-graduado em análise e gerência de sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem 17 anos de experiência em informática, tendo trabalhado principalmente na Accenture, Petrobras e Dataprev. Neste tempo atuou com desenvolvimento Java na área de telecomunicações e sistema previdenciário; tendo atuado a maior parte do tempo na configuração de sistema ERP (SAP) e no desenvolvimento das integrações deste sistema com automações industriais. Podemos citar 3 principais integrações, sendo uma delas a integração do ERP com o armazém vertical o que possibilita uma automação do WMS a partir de comandos do ERP o que reduz falhas e acelera o processo do dia-a-dia. A integração do sistema ERP com o sistema de análise química e gerência laboratorial; por fim a integração do ERP com a produção de produtos incluindo a automação da mistura de componentes até a realização do envase ou carregamento de um caminhão. Os temas de interesse são Engenharia de Software, Métodos Ágeis, Sistema ERP, Agentes de Software e Integração de Sistema ERP com Automação Industrial.

Carlos Lucena é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, nível 1A de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Professor adjunto da Universidade de Waterloo (Canadá) e pesquisador associado do Instituto Fraunhofer FIRST em Berlim. Possui pós-doutorado pela IBM Research, doutorado em Ciência da Computação pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), mestrado pela Universidade de Waterloo e graduação em Economia e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Métodos Formais, Engenharia de Software e Sistemas Multiagentes. Fellow da Fundação Guggenheim, membro da TWAS (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento); membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Em sua carreira foi agraciado com as insígnias da Classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República do Brasil, Prêmio IBM de Inovação, entre muitos outros.

Para mais informações sobre o conteúdo e como acompanhá-lo, acesse: https://youtube.com/live/yNn2uBpT3BA