Seminário da Pós: “An Early Account of Tools and Applications of Large Language Models”

Dia 30/06, às 15h, acontecerá o seminário “An Early Account of Tools and Applications of Large Language Models”, proferido pelos professores Marco A. Casanova, Antonio L. Furtado, Bruno Feijó e Edirlei Soares de Lima.

Resumo do Seminário: A Large Language Model (LLM) is a language model based on a deep neural network architecture with a very large number of parameters, trained on large quantities of unlabeled text, using self-supervised or semi-supervised learning. LLMs are a transformative technology, enabling developers to build novel applications. However, a LLM in isolation is often insufficient and it must be combined with other data sources or other models. LLMs came to the foreground with the announcement of conversational interfaces that can generate high-quality textual answers. This talk provides an early account of some tools and applications of LLMs that may help practitioners develop applications that unleash their power. The talk is organized around three LLM families – GPT, LLaMA and LaMDA, developed by OpenAI, Meta and Google, respectively. For each LLM, the talk introduces a few tools that leverage the power of the LLM. The talk also includes two frameworks – LangChain and LlamaIndex – that help develop applications based on a LLM, but which are independent of the LLM. The talk concludes with a few remarks on the power and limitations of LLMs, and comments on why their use is stirring a heated debate.

Conheça os Professores:

Marco A. Casanova: Professor titular do Departamento de Informática e coordenador central de planejamento e avaliação da PUC-Rio. Formou-se em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (1974). Obteve o Mestrado em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio (1976) e Mestrado (1978) e Doutorado (1979) em Matemática Aplicada pela Harvard University. Sua pesquisa concentra-se em modelagem conceitual de bancos de dados e em construção de sistemas de gerência de bancos de dados. Pelo conjunto das contribuições, em julho de 2012, recebeu o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação.

Site Pessoal: https://www-di.inf.puc-rio.br/~casanova/

Antonio L Furtado: Professor emérito do Departamento de Informática. Formou-se em direito e em economia, obtendo depois o grau de mestre em administração e o de doutor em ciência da computação pela Universidade de Toronto. Em 2006 recebeu o título de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico. Trabalhando na Informática da PUC desde 1968, participando assim da criação do Departamento, tem tentado combinar dois tópicos bem diversos: de um lado bancos de dados e sistemas de informação, e do outro lado teoria literária. O resultado dessa combinação é um projeto na área de entretenimento digital. E nesse projeto, sempre em colaboração com colegas e alunos, dedica-se ao desenvolvimento de protótipos e à produção de artigos técnicos.

Site Pessoal: https://www.inf.puc-rio.br/blog/professor/antonio-l-furtado/

Bruno Feijó: Professor titular do Departamento de Informática, coordenador da Agência PUC-Rio de Inovação, e diretor do laboratório ICAD/VisionLab/PUC-Rio (Laboratório de Visualização, TV/Cinema Digital e Games). Sua pesquisa interdisciplinar é pioneira no Brasil nas áreas de CAD, animação, efeitos especiais, entretenimento digital e jogos, com propostas para inovação e educação que vão do ensino médio a instituições de pesquisa. PhD pela University of London/Imperial College (1988) e Engenheiro pelo ITA (1975). Trabalhou vários anos na indústria, na área de CAD (Computer-Aided Design), antes de iniciar seu doutorado em Londres (UK) e ingressar no Departamento de Informática da PUC-Rio em 1988 no grupo de Computação Gráfica. Ele ajudou a criar a comunidade acadêmica de Jogos e Entretenimento Digital no país – uma área até então alijada da academia. Ele também é um dos fundadores do simpósio SBGames.

Site Pessoal: http://www.icad.puc-rio.br/bruno-feijo/

Edirlei Soares de Lima: Professor na Universidade Europeia IADE e coordenador do curso de Desenvolvimento de Jogos. Ele possui doutorado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Contestado (UnC). Ele tem realizado pesquisas nas áreas de Jogos e Entretenimento Digital, em particular no desenvolvimento de novos métodos de Inteligência Artificial para Jogos e Narrativas Interativas. Sua investigação tem proposto novas formas de geração, interação e representação de narrativas interativas em contextos que vão desde Jogos Digitais até Cinema Interativo, explorando múltiplos domínios da Ciência da Computação e do Design.

Site Pessoal: https://www.unidcom-iade.pt/centre/people/edirlei-everson-soares-de-lima/

O seminário será transmitido ao vivo pelo Youtube, e você pode assistir através do link: