Fechar

Seminário da Pós: “Engenharia de Software para Ciência de Dados: Conheça o Livro Pioneiro!”

Dia 26 de maio, às 15h, acontecerá o seminário “Engenharia de Software para Ciência de Dados: Conheça o Livro Pioneiro! “, proferido pelo professor Marcos Kalinowski.

Resumo do Seminário: Os avanços recentes na área de Ciência de Dados — em especial em Machine Learning — e a disponibilidade de grandes quantidades de dados têm tornado viável e de relevância prática a incorporação de componentes de Machine Learning em sistemas de software. Esses componentes permitem às soluções de software aprender a partir dos dados e realizar predições inteligentes. Entretanto, sistemas que envolvem este tipo de componente muitas vezes são construídos sem considerar boas práticas da área de Engenharia de Software, levando muitos projetos de Ciência de Dados ao fracasso, com soluções que acabam não sendo implantadas na prática por não atenderem às necessidades dos clientes.

Neste seminário os autores Marcos Kalinowski, Tatiana Escovedo, Hugo Villamizar e Helio Lopes do DI PUC-Rio apresentam o primeiro livro sobre Engenharia de Software para Ciência de Dados, cuidadosamente elaborado a partir de evidências científicas e experiências práticas em diversos projetos. O livro teve seu lançamento em um evento realizado no dia 04/05 que lotou o auditório do RDC da PUC-Rio e está tendo excelente resposta de cientistas de dados e engenheiros de software, permanecendo como best seller entre livros de processamento de dados nas semanas seguintes. O objetivo do livro é estabelecer uma referência para a área, compartilhando conhecimento até então não consolidado para capacitar profissionais interessados ou atuantes em Ciência de Dados na construção de sistemas baseados em Machine Learning, mostrando como construir esses sistemas *end-to-end*, adaptando e aplicando as melhores práticas da Engenharia de Software para esse contexto.

Confira o livro na Amazon https://a.co/d/2JpiHJF ou direto na editora Casa do Código https://www.casadocodigo.com.br/products/livro-escd

 

Conheça os palestrantes:

Marcos Kalinowski é Professor Associado do DI PUC-Rio, onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado e coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento junto a diversas empresas nas áreas de Engenharia de Software e Ciência de Dados por meio da iniciativa ExACTa PUC-Rio. É doutor e mestre em Engenharia de Sistemas e Computação na área de Engenharia de Software e bacharel em Ciência da Computação, todos pela UFRJ. Antes de se tornar professor, atuou por mais de 10 anos na indústria de software (como desenvolvedor, consultor e diretor). É bolsista de produtividade do CNPq e possui mais de 150 artigos publicados nos principais veículos da sua área de atuação. Atua como membro do International Software Engineering Research Network e como Senior Advisor da iniciativa nacional MPS.BR, que tem como objetivo melhorar a capacidade de desenvolvimento de software da indústria brasileira. Mais informações podem ser encontradas no LinkedIn (https://www.linkedin.com/in/kalinowski/) e no Lattes (http://lattes.cnpq.br/1095304607841635).

 

Tatiana Escovedo é professora do DI PUC-Rio, onde coordena cursos de pós-graduação lato sensu, leciona em cursos de especialização, extensão e graduação e colabora com pesquisas nas áreas de Ciência de Dados e Engenharia de Software. Atua como gerente da área de Tecnologia, Gestão de Dados e Conhecimento da diretoria de Comercialização e Logística da Petrobras. É doutora em Engenharia Elétrica, na área de Métodos de Apoio à Decisão, mestre em Informática na área de Engenharia de Software e bacharel em Sistemas de Informação, todos pela PUC-Rio. É autora de diversos livros e artigos na sua área de atuação. Mais informações podem ser encontradas no LinkedIn (https://www.linkedin.com/in/tatiana-escovedo/) e no Lattes (http://lattes.cnpq.br/9742782503967999).

 

Hugo Villamizar é professor de cursos de extensão e especialização do DI PUC-Rio. Atua como Analista de Pesquisa e Desenvolvimento na iniciativa ExACTa PUC-Rio, trabalhando com engenharia de software para sistemas inteligentes envolvendo Machine Learning, desde a especificação até sua implantação na nuvem. É doutorando e mestre em Informática pelo Departamento de Informática da PUC-Rio, orientado pelo Prof. Dr. Marcos Kalinowski, com dissertação premiada e diversos artigos na sua área de atuação. Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Nacional da Colômbia. Mais informações podem ser encontradas no LinkedIn (https://www.linkedin.com/in/hrguarinv/) e no Lattes (http://lattes.cnpq.br/8070469401750344).

 

Hélio Lopes é Professor Associado do DI PUC-Rio, onde orienta pesquisas de mestrado e doutorado e coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento junto a diversas empresas nas áreas de Ciência de Dados e Engenharia de Software por meio da iniciativa ExACTa PUC-Rio. É doutor em Matemática, mestre em Informática e graduado em Engenharia da Computação, todos pela PUC-Rio. Tem mais de 30 anos de experiência coordenando projetos de pesquisa e desenvolvimento junto a diversas empresas, tendo registrado patentes e acumulado premiações nesse contexto. É bolsista de produtividade do CNPq e possui mais de 150 artigos publicados nos principais veículos da sua área de atuação. Mais informações podem ser encontradas no LinkedIn (https://www.linkedin.com/in/helio-cortes-vieira-lopes) e no Lattes (http://lattes.cnpq.br/9199970180870105).

 

O seminário será transmitido ao vivo pelo Youtube, e você pode assistir através do link: https://www.youtube.com/live/rmqm6yaL-YQ?feature=share