Seminário da Pós:  “Inteligência Artificial, uma Perspectiva Histórica“

Dia 03/05 (Hoje), às 15h, acontecerá o seminário “Inteligência Artificial, uma Perspectiva Histórica “, proferido pelo professor Edward Hermann Haeusler.

Seminário da Pós:  “Inteligência Artificial, uma Perspectiva Histórica“

Resumo do Seminário: Atualmente, a Inteligência Artificial (IA) tem sido fortemente identificada com o Aprendizado de Máquina (AM), este representa apenas uma das facetas da área mais abrangente de IA. AM, talvez seja a subárea de IA que mais se popularizou e influenciou a nossa sociedade. Nesta palestra abordamos as origens da IA, que se confundem com as origens da própria Computação. Sob essa perspectiva histórica, discutiremos sucessos antigos da IA que já fazem parte de nossa vida, para muitos de nós desde o nascimento. Finalmente, analisamos o estado atual das aplicações de AM sob o ponto de vista da complexidade e suas respectivas limitações intrínsecas.

Conheça o Professor: Edward Hermann Haeusler é professor associado do departamento de Informática da PUC-Rio, onde atua desde 1991. Tem doutorado em Teoria da Computação pelo PPG-Informática da PUC-Rio (1990). Sua pesquisa envolve Lógica, Teoria da Prova, Complexidade Computacional, Fundamentos de Inteligência Artificial e Métodos Formais. Coordenou e participou de diversos projetos de pesquisa e desenvolvimento. Possui publicações relevantes em periódicos e conferências internacionais. Coordenou comitês de conferências no Brasil e no exterior. Foi Coordenador de Pós-graduação do PPG-Informática da PUC-Rio (2010-2012 e 2022). Compôs a diretoria da Sociedade Brasileira de Lógica (1993-1996 e 2020-2023), foi coordenador das comissões especiais (CE) de Linguagens de Programação (1996-1998) e Métodos Formais (2000-2002) da Sociedade Brasileira de Computação. Orientou mais de 25 doutores e uma dezena de mestres. Nos últimos 10 anos, tem se dedicado a aplicação da Teoria da Prova em problemas de complexidade computacional. Sempre atuou em conjunto com professores e estudantes do departamento de Filosofia da PUC e outras IES, de onde colhe inspiração para abordar problemas mais fundamentais.

O seminário será presencial na sala 511 do RDC
Não perca!