Seminário da Pós: “Laboratório Telemídia: Um pouco da História e da Pesquisa Atual“

Dia 06/10, às 15h, acontecerá o seminário “Laboratório Telemídia: Um pouco da História e da Pesquisa Atual“, proferido pelo professor Sérgio Colcher.

Seminário da Pós: Laboratório Telemídia: Um pouco da História e da Pesquisa Atual

Conheça o Professor: Sérgio Colcher é professor do quadro principal do Departamento

de Informática (DI) da PUC-Rio desde 2001. Obteve os títulos de Engenheiro de Computação (1991), Mestre em Ciências em Informática (1993) e Doutor em Ciências em Informática (1999), todos pela PUC-Rio, além do Pós-Doutorado (2003) no ISIMA (Institute Supérieur D’Informatique et de Modelisation des Applications — Université Blaise Pascal, Clermont Ferrand,França).

Trabalhou no Centro Científico da IBM-Rio e na Divisão de Desenvolvimento de Hardware da COBRA (Computadores Brasileiros S/A). Foi também professor dos cursos de MBA em Gerência de Telecomunicação e MBA em e-Business da Fundação Getúlio Vargas. É autor do livro “Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs às Redes ATM” (Ed. Campus/Elsevier 1995), livro indicado ao prêmio Jabuti em 1996, e do livro “VoIP: Voz sobre IP” (Ed. Campus/Elsevier 2005). Em 2012 recebeu o prêmio Personalidade do Ano da Assespro-RJ (Associação Brasileira das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet), na categoria Destaque do Setor Acadêmico.

O Prof. Colcher foi Coordenador Geral dos cursos de graduação do Departamento de Informática e Coordenador da Graduação da Engenharia da Computação de 2006 a 2015. Foi o criador e atualmente é o coordenador da Pós-Graduação Lato-Sensu em Redes de Computadores da PUC- Rio. Dr. Colcher é o atual coordenador do Laboratório Telemídia, núcleo de inovação e pesquisa responsável pelo “Ginga” – a Norma Brasileira para middleware de TV Digital, que também foi adotada pela União Internacional de Telecomunicações como padrão para de Sistemas de IPTV. Também foi o idealizador do Núcleo de Cooperação BTGPactual/PUC-Rio de Inovação Tecnológica, atuando como seu coordenador geral. Atualmente, o prof. Colcher também é o Diretor da “Cátedra Turing-Shannon de Inovação Digital” da PUC-Rio.

O Seminário será transmitido apenas via YouTube, pelo canal do DI.

Link direto para o Seminário no YouTube: