Fechar

Seminário da Pós: “ Modelagem de Dados para Bioinformática e Redes Sociais ”

Dia 27/10, às 15h, acontecerá o seminário “ Modelagem de Dados para Bioinformática e Redes Sociais proferido pelo  professor Sérgio Lifschitz.

Seminário da Pós:Modelagem de Dados para Bioinformática e Redes Sociais

Resumo do Seminário: Serão apresentados dois estudos de caso envolvendo trabalhos de alunos de pós-graduação e pesquisadores do laboratório BioBD, envolvendo duas áreas de investigação bem distintas. Por um lado, usamos a modelagem de dados para contextualizar redes sociais digitais, formalizando os principais conceitos e permitindo caracterizar os requisitos de análises específicas. Por outro lado, veremos uma modelagem para representação em camadas de dados biológicos com foco em comparações de sequências, que viabiliza uma abordagem inovadora baseada em imagens como alternativa aos métodos numéricos convencionais. 

Conheça o Professor: Sérgio Lifschitz é professor do quadro principal do DI e coordenador do Laboratório BioBD na PUC-Rio. Doutor em Informática pela ENST/Télécom Paris, França, com mestrado e graduação em Engenharia Elétrica, ambos pela PUC-Rio. Pesquisador na área de engenharia, ciência e bancos de dados com ênfase em (i) sintonia fina automática, bases e grafos de conhecimento e gestão de redes sociais digitais. Atua também na área de bioinformática, com desenvolvimento de ferramentas em parceria com a Fiocruz e o INCA. É vice-decano de internacionalização do Centro Técnico Científico (CTC) e membro do NDE do Curso de Engenharia de Computação, entre outras atividades técnico-administrativas.

 

Para acompanhar o seminário, acesse: https://youtube.com/live/FUBvl2GX5Gw