Seminário da Pós: “Modelos Fundacionais e seu Impacto na Inteligência Artificial Moderna“

Dia 10/05, às 15h, acontecerá o seminário“Modelos Fundacionais e seu Impacto na Inteligência Artificial Moderna” proferido pelos professores Sérgio Colcher e Antônio Busson.

Resumo do Seminário: Os Modelos Fundacionais emergiram como um dos principais paradigmas por trás do notável avanço da Inteligência Artificial, impulsionando sistemas generativos como ChatGPT. Nesta palestra, discutiremos os princípios fundamentais, suas arquiteturas e uma variedade de aplicações que estão transformando o cenário da multimídia. Serão apresentados exemplos concretos com imagem, áudio, vídeo e modalidades multimodais. Além disso, destacaremos as características e potenciais das redes baseadas em Transformer, LLMs (Large Language Models), e modelos multimodais avançados, como CLIP e SAM.

Conheça os Professores:

Antônio Busson é Doutor em Ciência de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Possui Mestrado (2015) e Graduação (2012) em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem experiência na área de Inteligência Artificial aplicada a finanças e multimídia. Atualmente é Pesquisador de pós-doutorado no laboratório Telemídia da PUC-Rio.

Sérgio Colcher é professor do quadro principal do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio desde 2001. Obteve os títulos de Engenheiro de Computação (1991), Mestre em Ciências em Informática (1993) e Doutor em Ciências em Informática (1999), todos pela PUC-Rio, além do Pós-Doutorado (2003) no ISIMA (Institute Supérieur D’Informatique et de Modelisation des Applications — Université Blaise Pascal, Clermont Ferrand, França). Trabalhou no Centro Científico da IBM-Rio e na Divisão de Desenvolvimento de Hardware da COBRA (Computadores Brasileiros S/A). Foi também professor dos cursos de MBA em Gerência de Telecomunicação e MBA em e-Business da Fundação Getúlio Vargas. É autor do livro “Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs às Redes ATM” (Ed. Campus/Elsevier 1995), livro indicado ao prêmio Jabuti em 1996, e do livro “VoIP: Voz sobre IP” (Ed. Campus/Elsevier 2005). Em 2012 recebeu o prêmio Personalidade do Ano da Assespro-RJ (Associação Brasileira das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet), na categoria Destaque do Setor Acadêmico. Dr. Colcher é o atual coordenador do Laboratório Telemídia, núcleo de inovação e pesquisa responsável pelo “Ginga” – a Norma Brasileira para middleware de TV Digital, que também foi adotada pela União Internacional de Telecomunicações como padrão para de Sistemas de IPTV, e foi também foi o idealizador do Núcleo de Cooperação BTGPactual/PUC-Rio de Inovação Tecnológica, atuando como seu coordenador geral desde 2017.

Para acompanhar o conteúdo, acesse: https://youtube.com/live/WcGvsq9QwJc