Seminário da Pós: “Sistemas interativos inteligentes na perspectiva da Interação Humano-Computador (IHC): desafios e oportunidades de pesquisa”

Dia 29/09, às 15h, acontecerá o seminário “Sistemas interativos inteligentes na perspectiva da Interação Humano-Computador (IHC): desafios e oportunidades de pesquisa“, proferido pela professora Greis Silva-Calpa.

Seminário da Pós:Sistemas interativos inteligentes na perspectiva da Interação Humano-Computador (IHC): desafios e oportunidades de pesquisa

Resumo do Seminário: O rápido crescimento tecnológico em soluções inteligentes para uso humano vem impactando e transformando diversos setores da sociedade. Estas soluções incorporam novas abordagens de interação como reconhecimento de voz, detecção facial, detecção do movimento corporal e rastreamento ocular, permitindo uma interação usuário-sistema mais natural e intuitiva. Além disso, estas soluções destacam-se pelo uso de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) capazes de processar dados em tempo real, identificar padrões, fornecer respostas personalizadas e se adaptar dinamicamente conforme o usuário, suas tarefas e contexto.

Porém, ainda existem diversos desafios na área que requerem pesquisa em profundidade, principalmente no que respeita ao design, desenvolvimento e avaliação de soluções interativas que priorizem a atenção em fatores humanos e não apenas no aprimoramento dos algoritmos de IA. Isto com o intuito de fornecer soluções interativas que respondam ao usuário conforme esperado, que apoiem suas tarefas e gerem respostas adequadas aos seus objetivos, priorizando também os aspectos éticos que garantam seus direitos e privacidade.

Este seminário apresenta desafios e oportunidades de pesquisa neste contexto, bem como trabalhos desenvolvidos por alunos da graduação e pós-graduação sob a orientação da profa. Greis Silva.

Conheça a Professora: Greis Silva-Calpa: Professora do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio e pesquisadora do Instituto Tecgraf/PUC-Rio. Suas áreas de atuação e interesses de pesquisa incluem a interseção entre Interação Humano-Computador (IHC) e Inteligência Artificial (IA), tais como interfaces inteligentes aplicadas na saúde, indústria e educação; técnicas de Machine Learning nos processos de IHC; design de IHC para sistemas inteligentes; jogos sérios, tecnologias assistivas, interação multimodal e computação afetiva.

Greis possui graduação em Licenciatura em Informática pela Universidad de Nariño (Colômbia, 2009), com título revalidado para Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF, Brasil), fez mestrado em Informática (2012) e doutorado em Ciências – Informática pela PUC-Rio (2016) com ênfase em IHC. Realizou pós-doutorado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e no Departamento de Informática da PUC-Rio. Atuou como consultora acadêmico-tecnológica no Instituto Tecgraf/PUC-Rio.

Assista ao seminário pelo link: https://youtube.com/live/BlZvF2YagX4