Seminário da Pós: “Sobre volantes e centroavantes: Um Papo sobre Engenharia de Dados e Ciência de Dados”

Dia 17/11, às 15h, acontecerá o seminário “ Sobre volantes e centroavantes: Um Papo sobre Engenharia de Dados e Ciência de Dados “, proferido pelo professor Altigran Soares da Silva.

Resumo do Seminário: Apesar do grande interesse da academia e do mercado em torno de temas ligados à chamada Ciência de Dados, é notório o fato de que não menos do que 80% do tempo e esforço em projetos nesta área são despendidos com tarefas ligadas à preparação dos dados a serem analisados. De fato, tarefas como coleta, extração, deduplicação, integração de dados, embora cruciais no processo, estão pouco relacionadas à atividades típicas de Ciência de Dados, como, análise, mineração de padrões, geração de modelos, etc. Neste momento, em que novos aspectos como ética, conformidade legal, reprodutibilidade científica, qualidade de dados e viés algorítmico estão emergindo de forma decisiva, este esforço tende aumentar ainda mais. Nesta palestra, pretendo discutir como métodos, técnicas e ferramentas típicas de Engenharia de Dados podem ajudar a reduzir este esforço para que os gols prometidos pela Ciência de Dados não deixem de acontecer por causa da dificuldade de preparo das jogadas usando os dados em estado bruto. Como exemplo concreto, apresentarei alguns resultados recentes de minha pesquisa relacionada a métodos para viabilizar a análise de dados disponível em fontes de formato textual.

Conheça o Professor: Altigran Soares da Silva é professor titular do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) e tem doutorado em Computação pela UFMG (2002). Sua pesquisa envolve Gerência e Mineração de Dados, Recuperação de Informação, Aprendizagem de Máquina e Modelos de Linguagem, com aplicações na Web, Mídias Sociais, direito, mercado financeiro e saúde. Coordenou e participou de dezenas de projetos de pesquisa, resultando em mais de 150 publicações em periódicos e conferências. Coordenou comitês de conferências no Brasil e no exterior, participando também em comitês em cerca de 50 eventos internacionais. Foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM, Coordenador Adjunto da área de Computação na CAPES, membro do CA-CC do CNPq e membro da diretoria e do conselho da SBC. Co-fundou startups como a Akwan, adquirida pela Google, Neemu, adquirida pela Linx Sistemas, e Teewa, adquirida pela JusBrasil. Uma tese de doutorado sob sua orientação ganhou o Concurso de Teses e Dissertações da SBC e uma Menção Honrosa no Prêmio CAPES de Teses. Recebeu prêmio de Sócio Destaque da SBC e um dos “Google Research Awards in Latin America”. Atualmente compõe o comitê de avaliação da RNP no MCTI, o conselho da SBC, o conselho superior da FAPEAM, e coordenador adjunto para programas profissionais da área de computação na CAPES e coordenador do CA-CC do CNPq.

Link direto para o Seminário no YouTube: https://youtube.com/live/XSqy4XAED7s