Laboratório do DI apresentou suas pesquisas no evento com nove artigos aceitos
O Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio teve destacada atuação no Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web (WebMedia), que aconteceu online, de 30 de novembro a 4 de dezembro de 2020. Dedicado à pesquisa e à inovação de sistemas hipermídia/multimídia, multimídia em rede e machine learning (aprendizado de máquina), o TeleMídia Lab, do DI da PUC-Rio apresentou nove artigos no evento e um deles teve menção honrosa na categoria melhor artigo curto. “Estou bastante satisfeito. Sinto que temos conseguido trabalhar na formação dessa equipe de forma muito efetiva e especialmente gratificante em tempos tão diferentes e difíceis”, comemora Sergio Colcher, coordenador do laboratório TeleMídia e professor do quadro principal do DI.
Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o WebMedia é o principal evento do tema no Brasil e fomenta intercâmbios científico e técnico entre alunos, pesquisadores e profissionais das áreas de Multimídia, Hipermídia e Web. Assim como o TeleMídia Lab, o WebMedia foi fundado pelo professor Luiz Fernando Gomes Soares, do DI. Desde a sua precoce morte, em 2015, ele é homenageado no Simpósio com o prêmio Luiz Fernando de Computação. “Tratamos o evento como se fosse uma coisa nossa, do laboratório. Nós tentamos sempre submeter bons artigos, no sentido de fazer aquele trabalho de ‘dever de casa’ que é cuidar do que é nosso, temos muito esse sentimento”, afirma Álan Guedes, que atua no laboratório e na organização do prêmio.
“Sem dúvida, foi um ótimo desempenho. O WebMedia tem crescido muito, e é talvez o principal fórum específico para as pesquisas que fazemos no TeleMídia. Cabe ressaltar que praticamente todos os alunos (de doutorado, mestrado e graduação) do TeleMídia tiveram participação em ao menos um artigo e o fizeram ativamente, desde a concepção, passando pela implementação até a escrita”, destaca Colcher. “Essa atuação me deixa com uma sensação boa de dever cumprido, e devo esse agradecimento a toda a equipe e, em especial ao Álan Guedes, que consegue estar presente em tudo, com todos, o tempo todo”, disse.
Confira a lista dos trabalhos apresentados e os respectivos autores que são alunos e professores do DI:
Paulo Renato C. Mendes, Antonio José G. Busson, Daniel Moraes | Sergio Colcher
A Cluster-Matching-Based Method for Video Face Recognition
Paulo Renato C. Mendes, Antonio José G. Busson | Sergio Colcher e Daniel Schwabe
SucupiraBot: An Interactive Question-Answering System for the Sucupira Platform
Ivan Pereira, Jéssica Sousa, Polyana B. Costa | Sergio Colcher e Simone Barbosa
Interactive 360-degree Videos in Ginga-NCL Using Head-Mounted-Displays as Second Screen Devices
Paulo Renato C. Mendes e parceria com professores externos ao DI.
Shaping the Video Conferences of Tomorrow With AI
Paulo Renato C. Mendes, Eduardo S. Vieira, Pedro Vinicius A. de Freitas, Antonio José G. Busson | Sergio Colcher
Towards Neural-Symbolic AI for Media Understanding
Polyana B. Costa, Guilherme Marques, Arhur C. Serra, Daniel de S. Moraes, Antonio J. G. Busson, Guilherme Lima | Sergio Colcher
Antonio José G. Busson | Sergio Colcher
ListeningTV: Accessible Video using Interactive Audio Descriptions
(Menção Honrosa na premiação de melhor artigo curto)
Daniel de Sousa Moraes | Álan Guedes | Sergio Colcher
ÁGATA: um chatbot para difusão de práticas para Educação Ambiental
Ivan de Jesus Pereira Pinto | Sergio Colcher
Guedes lembra que o próprio middleware Ginga, desenvolvido no TeleMídia Lab, sugiu de trabalhos que foram publicados no WebMedia. “Levamos resultados para lá que viram padrões. Empresas vêem, se utilizam desses padrões e publicam lá de novo. Isso contribui para o evento e vira um palco para que pesquisas em multimídia e web sejam fomentadas”, ressalta o pesquisador.
Colcher afirma que nada disso teria sido possível, não fosse a cultura, o exemplo e a história do DI e todos os seus professores. “Obviamente incluindo a memória do nosso saudoso LF [Luiz Fernando Gomes Soares], cujo legado de honestidade e compromisso são os bens maiores que procuramos preservar em nosso ambiente do Telemídia”, finaliza. O Prêmio Luiz Fernando de Computação incentiva projetos de impacto social, como era o foco de pesquisa do professor.