Fechar

União entre pesquisa em software e empreendedorismo é tema de live do DI

Foto: Arquivo pessoal

Ex-aluno, Thiago Araújo, co-fundador da AevoTech, falará sobre a influência da trajetória acadêmica em seus empreendimentos

É possível conciliar pesquisa com mercado de trabalho e empreendedorismo? Com certeza! Essa é a premissa da live “Qualidade de Software e Inovação” com o co-fundador e CTO da AevoTech, Thiago Araújo, que acontecerá na quinta-feira (13), às 18h, no YouTube e no Facebook do Departamento de Informática (DI).

Thiago tem uma longa trajetória no DI: graduação em Engenharia da Computação (2007), mestrado (2009) e doutorado (2014) em Ciência da Computação. Foi orientado pelo professor Arndt von Staa durante a pós-graduação stricto sensu – aliás, a sua inspiração para ingressar no mercado. “O professor Arndt me disse que eu precisava trabalhar em uma empresa para ter experiência, e foi daí que veio o gatilho para encaixar pesquisa no trabalho do dia a dia”, disse. 

E não demorou muito para Thiago se encantar pelo universo do empreendedorismo. Em 2011, ele co-fundou a AevoTech, uma venture builder que ajuda a desenvolver startups de tecnologia, fornecendo engenharia de software como serviço para projetos de inovação na indústria. A metodologia da AevoTech foi desenvolvida durante seu doutorado (mesmo não sendo a sua tese) e no contexto de projetos de inovação para o mercado de óleo e gás. 

Na live, que será conduzida pela professora e coordenadora da graduação, Noemi Rodriguez, Thiago falará sobre os seus empreendimentos, além da AevoTech, as metodologias que foram utilizadas na prática em desenvolvimento de software, e sobre como ele articulou a carreira de empreendedor e inovador com os assuntos nos quais trabalhou academicamente no DI. Atualmente, suas principais áreas de atuação são Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos, com foco em qualidade de software, sistemas auto-adaptáveis e sistemas orientados para recuperação.

Este será mais um seminário da graduação, que ocorre duas vezes por mês. Para não ficar de fora e acompanhar todas as lives do DI, inscreva-se no nosso canal no YouTube e curta nossa página no Facebook!