Vestibular 2021: Departamento de Informática da PUC-Rio tem excelência no ensino e aposta em inovação

‘A PUC está definindo novos patamares de qualidade para ensino superior em modo online’, afirma Markus Endler, diretor do DI

O novo coronavírus fez o mundo parar em 2020. Com o isolamento social, escolas e universidades se depararam com o desafio das aulas on-line. Mas na PUC-Rio, o time de Ensino à Distância (EAD), unindo esforços de professores e alunos, ofereceu 10,8 milhões de ambientes virtuais de aprendizagem, entre aulas, seminários, debates, tutoriais e webinars. Esse resultado explicita a excelência e o comprometimento da instituição, que está com inscrições abertas até 28 de setembro para o Vestibular 2021 para cursos presenciais.

“O mais impressionante é que tudo foi preparado em uma semana. Em 13 de março, recebemos a comunicação da reitoria de que a PUC não teria aula presencial, então tivemos uma semana livre para preparar tudo para as aulas on-line. A equipe do ambiente de aprendizagem on-line fez um trabalho excelente, de forma muito competente e rápida”, contou Markus Endler, diretor do Departamento de Informática da PUC-Rio.

Essa transição em tempo recorde permitiu aos alunos concluir o primeiro semestre no prazo e manter os números de  matrículas com entrada de novos alunos neste segundo semestre. Os formandos de 2020.1 conseguiram todos concluir seus cursos e terão em setembro as suas festas de formaturas – todas no formato de videoconferência.

No total, foram 2.800 aulas gravadas em vídeo, 57.000 aulas ou reuniões por videoconferência e 153 mil interações no primeiro semestre. Para Endler, o êxito da estrutura montada está fazendo a diferença e garantindo o aprendizado. “Neste segundo semestre os alunos continuam se matriculando em um grande número de disciplinas. O mais impactante é que são 2.800 cursos ou disciplinas que foram tocados online. Todos acreditamos que a PUC está definindo novos patamares de qualidade do ensino superior online”.

Vestibular 2021 terá provas online

Por causa da pandemia, as provas do ENEM foram adiadas para 17 e 24 de janeiro de 2021, e ainda assim muitos estudantes que pretendem entrar para a graduação têm dúvidas sobre como ingressar no ensino superior e iniciar os estudos. Na PUC a expectativa é de que no próximo ano as aulas presenciais sejam retomadas, com todos os recursos adicionais online. São três as formas de acesso:

• Classificação pelas provas do Vestibular 2021, que serão on-line em 25 de outubro e 1º de novembro. Para evitar falhas ou problemas, de 18 a 20 de outubro de outubro a haverá testes de simulação das provas on-line.
  • Aproveitamento do resultado do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado entre 2015 e 2019.
  • Aproveitamento do resultado do candidato em um dos Exames Internacionais – Abitur, Bac (Baccalauréat Général) ou IB Diploma (International Baccalaureate Diploma Programme).

Dentre os diversos cursos oferecidos pela PUC-Rio, o Departamento de Informática tem as graduações em Ciência da Computação, coordenada pelo professor Ivan Mathias Filho; e Engenharia da Computação, coordenada pela professora Noemi de La Rocque Rodriguez.

Bolsas de Estudo

Segundo Endler, cerca de 60% dos alunos da PUC têm algum tipo de bolsa de estudos oferecida pela instituição, e essa política de inclusão vai continuar. “A PUC é inclusiva, e consideramos importante ter alunos de diferentes classes sociais, etnias etc. É uma universidade sem fins lucrativos, mas que tem como missão ter máxima excelência no ensino e na pesquisa”, disse. A PUC dispõe de bolsas de estudo em diferentes modalidades: por Desempenho Acadêmico, bolsas Pró–Licenciatura, Bolsas Filantrópicas e Bolsas PROUNI, essas últimas para as famílias que não podem arcar com os custos das matrículas.