Eduardo Sany Laber
Professor Associado
Short Bio
O Prof. Eduardo Laber vem utilizando técnicas de projeto de algoritmos, em conjunto com técnicas de otimização e aprendizado de máquina, para resolver problemas de relevância científica e industrial que emergem em diferentes setores como e-commerce, energia e finanças. A pesquisa do Prof. Eduardo tem sido reconhecida pela comunidade internacional tendo em vista as suas publicações em alguns dos fóruns mais importantes e competitivos da área de computação.
Curriculo Lattes
Colaborador de Laboratório
Bolsas de Produtividade
CNPq Nível 1C
Tel
+21 3527-1500 ramal 4349
Sala
518 RDC
Site Pessoal
http://www-di.inf.puc-rio.br/~laber/
Biografia
Um campus aconchegante, situado em uma das regiões mais agradáveis da cidade, combinado com um corpo de professores com larga experiência em pesquisa e em projetos com a indústria tornam o Departamento de Informática da PUC-RIO uma excelente opção para aqueles que buscam construir uma sólida formação acadêmica aliada a uma boa rede de relacionamentos. Me formei em 1996 em Engenharia de Computação no DI da PUC-Rio e não estou ciente de algum ex-colega que não esteja muito bem colocado no mercado.
Eduardo Laber fez sua formação acadêmica na PUC-RIO. Concluiu sua graduação em Engenharia de Computação em 1996, seu mestrado em Informática em 1997 e seu doutorado em 1999. A sua pesquisa durante este período foi no tema de compressão de dados.
De meados de 1999 até o início de 2001 ele foi professor colaborador da COPPE-SISTEMAS, UFRJ e, desde 2001, é professor do Departamento de Informática da PUC-Rio. Eduardo foi cientista visitante por dois meses em Carnegie Mellon nos anos de 2001 e 2002.
A sua pesquisa tem como foco principal o projeto e a análise de algoritmos com garantia teórica de desempenho para problemas que emergem em diferentes áreas como compressão de dados, inteligência artificial e finanças, entre outras.
Devido ao seu interesse em resolver problemas industriais ele busca, também, se manter atualizado sobre os avanços recentes nas áreas de aprendizado de máquina e otimização. Nestes últimos dois tópicos ele ministra cursos, orienta dissertações e realiza projetos visando a transferência de
tecnologia para empresas.
A pesquisa científica do professor Eduardo tem sido reconhecida pela comunidade científica tendo em vista suas publicações em alguns dos principais periódicos/conferências da área de computação como: Journal of the ACM, ACM Transactions on Information Systems, STOC, SODA e IEEE Data Compression Conference. Eduardo é pesquisador nível 1 do CNPq e membro afiliado da Academia Braileira de Ciências.
Eduardo já orientou várias dissertações de mestrado e 4 teses doutorado, três delas agraciadas com prêmios, de âmbito nacional, pela Sociedade Brasileira de Computação. A sua política consiste em trabalhar com um número reduzido de alunos de modo a poder garantir uma troca mais intensa com seus orientandos.
Eduardo tem uma preocupação bastante grande em ministrar bons cursos já que entende que esta é uma das maiores contribuições de sua profissão. Por esse motivo, ele investe uma considerável parcela de seu tempo no aperfeiçoamento contínuo de material didático como listas, slides e apostilas.