Biografia

Clarissa possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), ambos na área de Interação Humano-Computador (IHC). Sua pesquisa se concentra em apoiar designers de HCI durante o projeto de sistemas colaborativos, fundamentados na Engenharia Semiótica. Nos últimos 14 anos, foi responsável pelo departamento de tecnologia da informação (TI) de empresas de diversos setores. Durante estes anos, liderou vários projetos multidisciplinares e desenvolveu competências de formação de equipas e colaboração. A sua experiência na indústria
levou-a a obter um mestrado em Gestão pela Universidade de Manchester (Reino Unido). Clarissa está como coordenadora e mentora no ExACTa-FIT, um programa de colaboração universidade-indústria que prepara alunos de graduação e pós-graduação para trabalharem com inovação tecnológica, ao atuarem como protagonistas na concepção e no desenvolvimento de soluções para desafios reais de negócio. O Americanas Futuro Lab PUC-Rio, em parceria com a Americanas S.A., foi a primeira edição do FIT. Clarissa também ensina Interação Humano-Computador (INF1403) para alunos de graduação em ciência da computação.