Bigonha fala sobre contribuições de Ullman e Aho em live do DI

Professor emérito da UFMG apresenta trabalho dos vencedores do Prêmio Turing, considerado o “Nobel da Computação”

Na próxima quinta-feira (27), o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Roberto Bigonha é o convidado especial da live promovida pela graduação do Departamento de Informática (DI). Ele vai falar sobre a contribuição da pesquisa dos dois vencedores do Prêmio Turing 2020, Jeffrey Ullman e Alfred Aho. A apresentação de Bigonha na quinta-feira, às 18h, no YouTube e no Facebook do DI, será conduzida pela professora Noemi Rodriguez, coordenadora da graduação.

“Achamos que seria importante para os alunos, e também para nós, entendermos sobre esse trabalho que influenciou tão radicalmente a área de implementação de linguagens. Ninguém seria melhor para falar sobre isso do que o professor Roberto Bigonha, que já formou algumas gerações de pesquisadores e profissionais da área”, afirma Noemi.

Ullman e Aho têm importantes contribuições para a computação, principalmente, na área de compiladores. “A programação de tarefas demanda uma comunicação humano-computador, que é realizada por meio de linguagens de programação. O compilador funciona como um tradutor entre o usuário e a máquina”, explica Bigonha.

Em plena era digital, o trabalho de Ullman e Aho tem sido essencial no aperfeiçoamento de algoritmos, destaca a Association for Computing Machinery (ACM), que concede o prêmio anualmente. A sociedade científica ressalta também a importância dos dois ao reunirem seus resultados e de outros pesquisadores em livros importantes da área, que ajudaram gerações de cientistas da computação. Bigonha explica que o sucesso de seus textos, utilizados em todo o mundo até os dias de hoje, é resultado de um “casamento harmonioso” entre a teoria e sua aplicação prática.

A honraria recebida pelos dois acadêmicos carrega o nome de Alan Turing, matemático britânico considerado um dos pais da ciência da computação moderna. Além do reconhecimento, os vencedores dividem ainda o prêmio de US $1 milhão, com apoio do Google, Inc.

Este será mais um seminário da graduação, que ocorre duas vezes por mês. Para não ficar de fora e acompanhar todas as lives do DI, inscreva-se no nosso canal no YouTube e curta nossa página no Facebook!