Departamento de Informática – PUC-Rio | Sugestões de Eletivas p/ Graduação 2025.1

Sugestões de Eletivas p/ Graduação 2025.1


Abaixo, são listadas disciplinas que podem ser cursadas por alunos de Ciências da Computação e Engenharia de Computação.
 

Disciplinas de Graduação com Ementa Variável:

 

  • INF1307 – Tópicos Especiais Em Computação IV (Tópicos em Desenvolvimento de Games)
    • Fornecer aos alunos competências para a criação e desenvolvimento de jogos digitais.
    • Determinar e aprofundar os elementos dos jogos digitais: significado do jogo, aplicações, plataformas, modo de jogador, gêneros, mercado, criação (narrativa, personagens, mundo, jogabilidade).
    • Desenvolver habilidades de programação e implementação de jogos eletrônicos
    • Abordar design patterns específicos para o contexto de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Estes padrões possibilitam que o aluno crie projetos mais eficientes, com código mais limpo e organizado, tornando o desenvolvimento mais rápido e o código mais compreensível.
  • INF1324 – Tópicos Especiais Em Computação IX (Large Language Models – Tools and Applications)
    • Esta disciplina aborda diversos problemas em processamento de linguagem natural utilizando os chamados LLMs – Large Language Models.
    • Introdução a processamento de linguagem natural (PLN); OpenAI LLM Technology; Google LLM Technology; META LLM Technology; Other LLMs; Prompt Engineering; Generic LLM Frameworks; Aplicações.
  • INF1349 – Tópicos Em Computação XV
  • INF1399 – Tópicos Especiais Em Informatica

 

Disciplinas de Graduação com Ementa Fixa:

 

  • INF1013 – Modelagem De Software (Ementa)
  • INF1340 – Banco De Dados II (Ementa)
  • INF1370 – Ferramentas Do Unix (Ementa)
  • INF1408 – Anál De Processos (Ementa)
  • INF1410 – Ger. Proj. Informática (Ementa)
  • INF1416 – Segur Da Informação (Ementa)
  • CTC4400 – Computação Quântica (Ementa)
  • ENG4033 – Proj Prog Microcontroladores (p/ Ciências da Computação) (Ementa)
  • ENG1424 / ENG4424 – Instrumentação Eletrônica (Ementa)
  • ENG1443 – Processamento Digital de Sinais (Ementa)
  • ENG4444 – Eletrônica Analógica I (p/ Ciências da Computação) (Ementa)
  • ENG1732 / ENG4732 – Robótica Industrial (Ementa)
  • ENG4731 – Fundamentos de Mecatrônica (Ementa)

 

Para quem não usar como Optativa (Disciplinas de Grupos de Optativas):

 

  • INF1011 – Semântica de Linguagens (Ementa)
  • INF1015 – Computabilidade (Ementa)
  • INF1038 – Aprendizado de Máquina (Ementa)
  • INF1771 – Inteligência Artificial (Ementa)
  • ENG1456 / ENG5456 – Inteligência Computacional Aplicada (Ementa)

 

Disciplinas da Pós podem ser cursadas como eletivas ao concluir 2/3 dos créditos da Graduação:

(Ementas da Pós-Graduação)

INF2005 – TOP ENGENHARIA DE SOFTWARE I (Replicabilidade, Reprodutibilidade e Reusabilidade)
INF2008 – TÓP DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO I (Desafios Práticos de Computação Gráfica e IA)
INF2032 – TOP BANCOS DE DADOS III (Fundamentos de Sistemas de Bancos de Dados)
INF2034 – TOP TEORIA DA COMPUTAÇÃO II (Teoria das Categorias e aplicações em fundamentos de Ciência da Computação)
INF2070 – TOP INTELIGENCIA ARTIFICIAL I (Deep Reinforcement Learning)
INF2071 – TOP INTELIGENCIA ARTIFICIAL II (Fundamentos de Aprendizado de Máquina)
INF2218 – COMPUTABILIDADE
INF2390 – TOP DE BANCO DE DADOS IV (Large Language Models – Tools and Applications)
INF2424 – VISUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÃO
INF2473 – TOP. CIENCIA DE DADOS III
INF2541 – INTROD. COMPUTAÇÃO MÓVEL
INF2590 – TÓP. REDES DE COMPUTADORES / SISTEMAS DISTRIBUÍDOS – (Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos I Smart Lab)
INF2604 – GEOMETRICA COMPUTACIONAL
INF2609 – GAME AI: IA EM JOGOS 3D
INF2614 – METAVERSO E REALIDADE ESTENDIDA
INF2794 – TÓP. INTERAÇÃO HUMANOCOMPUTADOR V: (Influências do uso de ferramentas computacionais no levantamento de literatura relevante
para projetos de pesquisa)
INF2811 – TOP LINGUAGENS PROGRAMAÇÃO II (Construção de Compiladores )
INF2892 – TOP HIPERTEXO/MULTIMIDIA III  (Video and Media Understanding with Machine Learning)
INF2921 – TOP ENGENHARIA DE SOFTWARE V (Experimentação Continua em Engenharia de Software e Ciência de Dados)