Artigos de alunos da pós-graduação do DI são premiados na Europa

Os alunos Cláuvin Almeida (esq.), Silvio Alonso e Hugo Villamizar

Trabalhos foram apresentados na EuroMicro Conference on Software Engineering and Advanced Applications

As pesquisas desenvolvidas no Departamento de Informática (DI) receberam nesta sexta-feira (3) mais um reconhecimento. Dois dos três artigos produzidos no programa de pós-graduação do DI aceitos na EuroMicro Conference on Software Engineering and Advanced Applications (SEAA) foram destacados entre os melhores da conferência. A SEAA é uma tradicional conferência internacional sobre desenvolvimento de software que se encontra em sua 47a edição. O destaque foi dado para somente 7 dos 45 artigos aceitos. As pesquisas foram conduzidas em parcerias entre alunos e professores do DI e focaram em diferentes temas.

Um dos trabalhos do DI que entraram na lista dos sete melhores foi o artigo “A Systematic Mapping Study on the Use of Software Engineering Practices to Develop MVPs”, escrito por Silvio Alonso, aluno de mestrado orientado pelo professor Marcos Kalinowski, em uma colaboração com a professora Simone Barbosa e com os co-autores Marx Viana (doutor em informática pelo programa) e Bruna Ferreira (aluna de doutorado do programa). O trabalho discute práticas de engenharia de software utilizadas para desenvolver produtos mínimos viáveis (MVPs).

O artigo “A Systematic Mapping of Negative Effects of Gamification in Education/Learning Systems”, de Clauvin Almeida, recém mestre pelo DI, orientado pelos professores  do DI Bruno Feijó e Marcos Kalinowski também foi um dos destaques da conferência. A pesquisa traz à tona possíveis efeitos negativos de elementos de gamification para sistemas de educação.

A aluna de doutorado Bruna Ferreira (Foto: Acervo Pessoal)

O aluno de doutorado do DI Hugo Villamizar, que também teve seu artigo “Requirements Engineering for Machine Learning: A Systematic Mapping Study” aceito na conferência, destacou a importância da cooperação entre os professores para a condução da pesquisa. Hugo é orientado pelo professor Marcos Kalinowski e o artigo contou ainda com a colaboração da professora Tatiana Escovedo.

“O processo de elaboração do artigo foi dinâmico e coordenado. Agora, a sensação de ter um artigo aceito em uma conferência internacional é um plus para nós, pois mostra-se que aqui na região também podem ser criados trabalhos de qualidade que podem competir mundo afora. O feedback recebido por parte dos professores ao longo da elaboração do artigo foi fundamental para atingir os objetivos e um adicional foi a atitude e energia positiva que recebi desses professores.”

Os bons resultados, para o coordenador da pós-graduação, Marcos Kalinowski, são consequência do trabalho científico de qualidade desenvolvido no DI. “Estou muito satisfeito com o destaque que recebemos na Euromicro SEAA, mas mais do que isso estou satisfeito com as contribuições científicas registradas nos artigos, que possuem grande valor para quem atua na área de software. O artigo liderado pelo Cláuvin auxilia desenvolvedores na escolha de elementos de gamificação, evitando efeitos indesejados. O artigo do Hugo delineia como requisitos de software são tratados no contexto de machine learning. Por fim, o artigo do Silvio revela como definir e avaliar produtos mínimos viáveis (MVPs) que ganharam grande popularidade em iniciativas de transformação digital. Todos estes assuntos são úteis para as empresas que querem se posicionar no mercado de software de maneira diferenciada e estamos sempre abertos para o diálogo e para transferência de tecnologia”.

Kalinowski acrescenta: “Os três artigos foram escritos seguindo uma metodologia própria que definimos em trabalhos anteriores (com a participação de Érica Mourão, Leonardo Murta, Emilia Mendes e Claes Wohlin), uma estratégia híbrida de busca por evidências científicas.”

Em sua entrevista para nossa assessoria de imprensa, ele destacou ainda o clima do DI. “Cabe ressaltar o clima de parceria e colaboração dentro do DI. Esses artigos só foram possíveis graças às colaborações do meu laboratório (Software Science Lab) com os laboratórios ICAD-IGames/VisionLab, coordenado pelo professor Bruno Feijó, e o IDEIAS-SERG, coordenado pela pela professora Simone Barbosa”, completou.

Para quem quiser fazer parte das pesquisas científicas de ponta desenvolvidas no DI, o programa de pós-graduação (mestrado/doutorado) recebe inscrições semestrais e abrirá seu próximo edital em Outubro. Alunos da graduação do DI também são bem-vindos para colaborar com a pesquisa dos laboratórios e vivenciar as novidades do front científico, os interessados devem procurar os coordenadores de cada laboratório temático.

Para quem ainda quer ingressar na área, as inscrições para o vestibular dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação da PUC-Rio estão abertas até o dia 22 de setembro! Clique no link e inscreva-se!

Categorias: Notícias, Prêmios e Honrarias