Fechar

Clarisse de Souza participará do Fantástico (TV Globo) neste domingo (3)

Professora emérita do DI foi entrevistada por Poliana Abritta para o quadro Mulheres Fantásticas

Clarisse Sieckenius de Souza é a entrevistada do quadro Mulheres Fantásticas que será exibido neste domingo (3), no Fantástico (TV Globo). A chamada do programa com a professora emérita do Departamento de Informática foi divulgada nesta sexta-feira (1º) no perfil do Fantástico (@showdavida) nas redes sociais. O episódio também vai homenagear Ada Lovelace (1815-1852), reconhecida como primeira programadora da história, por ter criado o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina.

Na entrevista para a jornalista Poliana Abritta, Clarisse falou sobre sua trajetória acadêmica, que começou no Departamento de Letras da PUC-Rio. Bacharel em Tradução e Interpretação de Conferências, mestre em Língua Portuguesa e doutora em Lingüística Aplicada, ela migrou para a área de exatas e se tornou uma das pioneiras da Ciência da Computação no Brasil voltada para Interação Humano-Computador (IHC). Ela é criadora da Engenharia Semiótica, uma teoria de base semiótica para IHC, e autora de artigos e livros internacionalmente publicados.

A pesquisadora foi selecionada em 2014 pelo Instituto Anita B.org e pela Associação de Pesquisa em Computação Mulher (CRA-W, na sigla em inglês) como uma das 54 mulheres que mais se destacam pela atuação em pesquisa na área de Ciência da Computação em todos os tempos. 

O quadro Mulheres Fantásticas, com a participação da professora Clarisse, será exibido neste domingo, a partir das 20h, no Fantástico, programa da TV Globo.