Fechar

Kalinowski faz live sobre Transformação Digital para empresas nesta sexta (30)

Coordenador de pós-graduação do DI fará palestra com conteúdo que interessa alunos, profissionais de TI e empresas, transmitida ao vivo pelo YouTube e Facebook 

As novas tecnologias digitais e suas ferramentas não param de crescer. Mas saber usá-las para promover a inovação e gerar resultados positivos é um desafio enfrentado pelas empresas. A pesquisa científica aponta caminhos e soluções nesse sentido, e é esse o assunto do seminário “Transformação Digital: Por que sua empresa pode estar fazendo isso errado?”, que será apresentado pelo professor Marcos Kalinowski, do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, em transmissão ao vivo pelo canal do DI no YouTube e na página do Facebook. A live acontece nesta sexta-feira (30), às 15h.  

Na palestra, o professor apresentará fatores de sucesso baseados em evidência para uma Transformação Digital bem sucedida. Além disso, vai falar também sobre a abordagem Lean R&D criada na ExACTa, a iniciativa para Transformação Digital do DI PUC-Rio, e perspectivas de pesquisa em Engenharia de Software e Transformação Digital. “Falarei, com base em evidência científica, sobre esses fatores de sucesso, métodos e práticas ágeis que podem ser empregados nesse contexto para a engenharia das soluções”, adiantou Kalinowski.

O conteúdo do seminário interessa tanto aos alunos, que futuramente vão trabalhar nessas iniciativas e precisam saber como fazer corretamente a transformação digital, como também às empresas que querem se atualizar digitalmente. “Todas as grandes empresas têm uma preocupação em não ficar para trás nessa onda de transformação digital em que as tecnologias novas estão sendo usadas para resolver problemas recorrentes ou antigos com soluções elegantes”, alertou o professor. 

Segundo Kalinowski, para ser efetiva, a Transformação Digital demanda integração com um programa de pesquisa de excelência. “Porque trazer um produto mínimo viável para uma empresa e saber se ele está dando retorno de investimento é testar hipótese de negócio. E testar hipótese envolve habilidade de pesquisa, método científico”, explica. Mas o que é e o que significa, de fato, transformar digitalmente uma empresa? 

“É um processo de investigação do uso de tecnologias digitais para inovar a maneira de funcionamento de uma organização, visando alcançar objetivos estratégicos. Quando bem sucedida, os resultados podem ser incríveis, gerando amplo retorno e uma mudança de mindset em toda a empresa. Infelizmente, muitas iniciativas de Transformação Digital ocorrem com um completo desconhecimento dos principais fatores de sucesso e acabam sendo mal sucedidas na prática”, afirmou Kalinowski.

Para saber sobre as boas práticas, fatores de sucesso, dinâmicas para entender o problema e como tratar dessa questão, não perca o seminário. Você poderá tirar dúvidas enviando perguntas via chat ao vivo. Ative o lembrete e se inscreva no canal para ser avisado de outras novidades! Clique aqui para acessar o link da transmissão.

LEIA TAMBÉM:

DI reúne grandes nomes em evento de tecnologias digitais e ciências humanas

Roberto Ierusalimschy faz live ‘Lua na PUC-Rio’ na quinta-feira (29)