Ierusalimschy sobre linguagem de programação: ‘É a principal ferramenta’

Principal arquiteto de Lua lembrou história da linguagem e explicou escolha do nome, em live no YouTube do DI

A segunda rodada do ciclo de seminários online da graduação do Departamento de Informática (DI) da PUC-RIo foi um sucesso! A palestra do professor Roberto Ierusalimschy, “Lua na PUC”, foi assistida simultaneamente por mais de 100 pessoas, ao vivo pelo canal do DI no youtube. E não faltaram perguntas enviadas pela audiência via chat. Ierusalimschy falou sobre o início de sua carreira, as atualizações da linguagem e a história do desenvolvimento de Lua. A live foi conduzida pela professora Noemi Rodriguez, coordenadora da Graduação.

“Lua é uma linguagem de programação feita especificamente para ser uma linguagem de script. Muita gente confunde linguagem de script com linguagem dinâmica, mas a ideia de linguagem de script é para você orquestrar coisas que, em geral, estão sendo executadas por outras partes do software que não são escritas na linguagem de script. O diferencial é que ela foi feita para esse propósito, então é extremamente adequada para esse tipo de uso”, explicou Ierusalimschy.

Uso de teses e dissertações em Lua, a versão 5.4 com suas novas features e o reconhecimento da linguagem no History of Programming Language em 1997 foram outros temas abordados durante a palestra.”Eu brinco que esse foi o auge da minha carreira”, disse Roberto, sobre a participação na série de conferências, que teria sua quarta edição em 2020, mas foi adiada para o próximo ano devido à pandemia.

Sobre a importância de linguagem de programação para os alunos, o professor destacou sua vasta aplicação no mercado de trabalho. “Linguagem de programação é, de longe, ‘a ferramenta’ de software por excelência. Completamente ubíqua. Qualquer programador, qualquer desenvolvedor de software vive dentro de linguagem de programação, todo o trabalho dele é mediado pela linguagem de programação. Então, óbvio que é fundamental para qualquer pessoa que trabalha no ofício, conhecer as ferramentas do seu trabalho”.

Dentre as muitas perguntas enviadas pelo chat, o pesquisador foi questionado o porquê do nome “Lua”. Ierusalimschy deu três explicações. “Lua é uma linguagem de script sempre usada em conjunto com uma outra linguagem. Então, nesse ponto, ela era uma espécie de satélite em volta do software principal. Em vários usos ela cresceu muito além disso, mas gostamos dessa ideia. Outra explicação é que, um pouco antes de Lua, eu também estava desenvolvendo uma little language que era chamada “SOL”, que seria “simple object language”, uma linguagem de descrição de dados, E apesar de ser maior em outros aspectos, Lua era menor que Sol, então tinha isso. E tem uma explicação mais prosaica [de ser uma sigla] que significava “Linguagens para Usuários de Aplicação”, essa ideia de usuário final, para end user programming”, contou.

A íntegra da live está disponível no canal do Di no Youtube, e você pode assistir clicando aqui. Na última quinta-feira do mês de novembro acontecerá a terceira e última rodada do ciclo de seminários online da Graduação deste ano. Se inscreva no canal e ative o lembrete para não esquecer.