Departamento de Informática – PUC-Rio | Projeto de Graduação em Engenharia de Computação

Projeto de Graduação em Engenharia de Computação

Existem duas disciplinas de Projeto de Graduação em Engenharia de Computação. Ao longo dessas duas disciplinas, o aluno deve desenvolver um projeto de engenharia ou um projeto de pesquisa, de caráter teórico ou experimental, sob a supervisão de um professor orientador. O professor orientador deve ser um professor do quadro dos departamentos de Informática ou Engenharia Elétrica.

Na primeira disciplina, Projeto de Graduação I (eng1132), o aluno deve preparar uma proposta completa do que será o corpo de seu Projeto de Graduação II. Durante esse semestre, aluno e orientador devem elaborar a descrição do que será o produto final do projeto, e o aluno deve adquirir o ferramental necessário para seu desenvolvimento. Isso pode envolver testes com diferentes tecnologias para determinar a viabilidade de seu uso e integração no projeto ou o estudo de ferramental teórico necessário para o desenvolvimento do trabalho. O produto do Projeto de Graduação I é um relatório elaborado pelo aluno, contendo um relato das atividades realizadas e a descrição do projeto a ser elaborado. O critério de aprovação da disciplina de Projeto de Graduação I é do professor-orientador, que deve basear-se no cumprimento das tarefas previstas na metodologia de trabalho proposta. O aluno matriculado em Projeto de Graduação I deve obrigatoriamente assistir a duas apresentações de alunos que estejam terminando o Projeto de Graduação II (ver abaixo).

Caso seja aprovado no Projeto de Graduação I, o aluno se matricula no Projeto de Graduação II (eng1133), e durante esse semestre implementa o projeto especificado, ou desenvolve o trabalho de pesquisa proposto, segundo cronograma de atividades e forma de acompanhamento combinados com o professor orientador. Uma banca examinadora de 3 professores avalia o trabalho do aluno na disciplina de Projeto de Graduação II. O professor-orientador faz parte desta banca. Ela examina o trabalho escrito, a apresentação feita pelo aluno e, se pertinente, o protótipo/software desenvolvido. Na banca, o aluno poderá ser aprovado, reprovado ou receber grau incompleto. A nota do aluno é dada por consenso entre os membros da banca.

Se o aluno receber grau incompleto (em função do projeto não apresentar padrões de qualidade suficientes), deverá reapresentar o trabalho com as necessárias correções antes do término do período letivo, conforme as regras da PUC-Rio.