Desenvolvimento de sistemas nativos de nuvem é tema de live da graduação

Maria Julia Dias de Lima. Foto: Arquivo pessoal

Nesta quinta (8), série recebe a gerente de projetos do Tecgraf Maria Julia Dias de Lima

Para dar continuidade à série de lives da graduação, o YouTube e o Facebook do Departamento de Informática (DI) vão transmitir, nesta quinta-feira (8), às 18h, a palestra “Desenvolvimento de Sistemas Nativos de Nuvem pelo Tecgraf”, com a gerente de projetos do Instituto Tecgraf Maria Julia Dias de Lima. A apresentação será conduzida pela coordenadora de graduação do DI, Noemi Rodriguez.

Maria Julia vem liderando projetos na área há quase 20 anos. A professora falará da sua atuação em desenvolvimento de sistemas, do desafio de se manter uma equipe atualizada em relação à evolução tecnológica e dos projetos elaborados por seu grupo no Instituto Tecgraf. “Falaremos sobre os projetos que desenvolvemos com tecnologias de sistemas distribuídos e padrões arquiteturais, que se beneficiam de infraestruturas elásticas, como é o caso típico da nuvem”, ela antecipa.

Durante o bate-papo, Maria Julia vai explicar como se dá a colaboração com professores do DI, e contar das adaptações feitas no sistema de trabalho durante este período de pandemia da Covid-19. “O grupo liderado pela Julia tem um nível técnico muito alto, mantendo-se atualizado através de estudos e da sua interação com a pesquisa realizada no Departamento de Informática”, diz Noemi.

Os seminários da graduação ocorrem duas vezes por mês. A segunda quinta-feira do mês será dedicada a um profissional atuante no mercado de desenvolvimento de software – como é o caso de Maria Julia. Já a última quinta será a vez de receber um professor do DI, que compartilhará sua experiência profissional. No mês passado, o professor emérito Arndt von Staa participou do bate-papo.

Para não ficar de fora e acompanhar os seminários da graduação, inscreva-se no nosso canal no YouTube e ative o lembrete! E não se esqueça que todas as lives também são transmitidas ao vivo pela nossa página no Facebook!