Gattass faz live sobre proteção do meio ambiente na indústria de óleo e gás

Professor Marcelo Gattass. Foto: Arquivo pessoal

O professor do DI e diretor do Instituto Tecgraf mostrará os projetos desenvolvidos pelo grupo na área de proteção da vida e do meio ambiente

Um dos grandes marcos do Instituto Tecgraf, vinculado ao Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, é a sua parceria com a indústria de óleo e gás. Entre os diversos projetos desenvolvidos para essas empresas, está o desenvolvimento de sistemas que atuam na segurança do trabalho e na proteção do meio ambiente. Para falar sobre esses trabalhos, o professor do DI e diretor do Tecgraf, Marcelo Gattass, apresentará a live “Capacitação tecnológica das empresas de petróleo e a segurança e proteção do meio ambiente – Os trabalhos dos últimos 34 anos do grupo Tecgraf” nesta sexta-feira (30), às 15h.

Durante a apresentação, Gattass falará sobre o desenvolvimento desses projetos e compartilhará alguns exemplos ao longo das mais de três décadas de cooperação com importantes empresas do setor.

Um dos exemplos desenvolvidos pelo grupo, e que será retratado na palestra, é um sistema que impede o vazamento de petróleo nos mares e oceanos. “Esses sistemas garantem uma operação de trabalho mais segura, protegendo o meio ambiente e a vida dos funcionários”, disse Gatass.

A principal parceira do Tecgraf é a Petrobras, com quem o instituto coopera desde a sua criação, em 1986. Porém, o grupo vinculado ao DI também tem projetos em parceria com outras empresas, como Transpetro, GE Brasil, Eneva, Shell Brasil e Marinha do Brasil. O Tecgraf também colabora com outros departamentos acadêmicos da PUC-Rio, com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, e com empresas dos setores de segurança, entretenimento e medicina,

A live do professor Marcelo Gattass faz parte dos seminários de pós-graduação e será transmitida no YouTube e no Facebook do DI. Inscreva-se no canal e siga a nossa página para ficar por dentro das nossas novidades!