Fechar

Por Dentro do DI: IDEIAS-SERG une IHC com engenharia semiótica

Foto: Pixabay

Laboratório nasceu da parceria entre os dois grupos de pesquisa, e se destaca pela sua atuação e pela união com demais NITs do DI

Produzir tecnologia e contribuir para a sociedade. Esse é o objetivo do IDEIAS-SERG, laboratório de pesquisa e desenvolvimento multidisciplinar do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio. O laboratório é coordenado pelas professoras Simone D.J. Barbosa e Clarisse Sieckenius de Souza e realiza pesquisa nas áreas de Semiótica, Visualização de Informação e Visual Analytics, Desenvolvimento por Usuários Finais e Computação Centrada em Humanos.

Fundado em 2019, o IDEIAS-SERG nasceu da junção de dois grupos que já existiam no departamento: o IDEIAS, fundado em 2010, e o SERG (Semiotic Engineering Research Group), fundado em 1996. O IDEIAS, então coordenado por Simone, nasceu da necessidade de possibilitar pesquisas e trabalhos em Interação Humano-Computador (IHC). Já o SERG, supervisionado por Clarisse, tinha o objetivo de estudar semiótica computacional. Foi pioneiro no desenvolvimento de pesquisas em engenharia semiótica e se tornou um centro de referência internacional na área. 

Mas como os grupos se juntaram? De acordo com Simone, os seus trabalhos tinham o mesmo objetivo: de contribuir para a sociedade através da tecnologia. Além disso, a professora contou que, por causa da sua própria formação, a engenharia semiótica contribuía para todos os seus trabalhos em IHC. “Houve essa junção por causa da afinidade dos temas e dos objetivos de melhorar a vida das pessoas”, disse. 

Simone Diniz Junqueira Barbosa

Professora Simone D. J. Barbosa. Foto: Divulgação

E essa foi uma união de peso. Tanto o IDEIAS quanto o SERG titularam mestres e doutores e receberam prêmios. Os pesquisadores sênior do SERG, por exemplo, receberam duas distinções da Association for Computing Machinery (ACM). Em particular, Clarisse se tornou membro do ACM SIGCHI Academy, grupo de pesquisadores ilustres da área. Tanto Clarisse como Simone receberam o prêmio internacional IFIP TC13 Pioneer e o prêmio nacional Carreira de Destaque em IHC (CEIHC-SBC), prêmios esses dedicados a pesquisadores que muito contribuíram para a área de IHC.

Parcerias e projetos

O IDEIAS-SERG tem tido projetos em parceria com outros laboratórios do DI — em particular, com daslab, ExACTa, LES, Tecgraf e Telemídia

De acordo com Simone, essa união ocorre quando um cliente procura um dos laboratórios para soluções em experiência do usuário (UX), forte do IDEIAS-SERG. Aliás, o termo “experiência do usuário” é muito utilizado na indústria, enquanto a sigla IHC é mais frequente na academia. 

“No final das contas, a gente pode dizer que entrega soluções em IHC/UX”, disse Simone.

A coordenadora do laboratório explicou como ocorrem os trabalhos em conjunto com os demais Núcleos de Inovação Tecnológica do DI.Essas parcerias se estabelecem quando os laboratórios identificam a necessidade de um trabalho mais aprofundado em IHC/UX em seus projetos, e nos convidam para colaborar.”

A cultura de colaboração dos laboratórios tem grande impacto no trabalho de todos os envolvidos. “Todos se ajudam em suas respectivas pesquisas, tirando vantagem das habilidades complementares da equipe”, disse o mestrando Gabriel Diniz Junqueira Barbosa, que atua no IDEIAS-SERG. 

Professora Clarisse de Souza. Foto: Divulgação

Além dos projetos em design e avaliação de interface do usuário desenvolvidos para diferentes tipos de indústria, desde óleo e gás até mídia, Simone destacou outra atuação do IDEIAS-SERG: os treinamentos e capacitação nessas áreas. De acordo com Simone, esses trabalhos trazem casos reais para o laboratório, e eles retribuem entregando resultados de pesquisa de ponta. “Todo mundo ganha”, comemorou.

Referência de dentro para fora

A atuação do IDEIAS-SERG é reconhecida nacional e internacionalmente, mas o seu prestígio nasceu dentro do próprio laboratório. Atualmente, conta com 23 colaboradores, além dos pesquisadores dos demais NITs do DI que também atuam em seus projetos. 

Um fato é unânime: os alunos exaltam os trabalhos realizados no laboratório e frisam a sua importância em suas trajetórias profissionais. Entre eles, está a pesquisadora Ariane Bueno, que está finalizando o doutorado em Informática e já conhece a professora Simone de longa data. “Ela é minha orientadora desde a graduação. Sempre que estive na PUC como aluna e participei dos projetos de pesquisa do IDEIAS-SERG, atuando como pesquisadora de IHC”, disse Ariane, que também atua no daslab com projetos de data science e visualização de dados. 

“Entre o mestrado e o doutorado, eu fiquei longe da PUC trabalhando exclusivamente na Petrobras como consultora de IHC. Tudo o que aprendi e desenvolvi no IDEIAS-SERG foi fundamental para a minha trajetória profissional. Porém, o mais importante é que me trouxe de volta à universidade para o doutorado, estabelecendo minha carreira como pesquisadora”, contou.

Já Gabriel ressaltou o valor de atuar em um grupo pioneiro na teoria de Engenharia Semiótica, sua área atual de pesquisa. “Estar no laboratório onde ela foi inventada e trabalhar com as pessoas que ajudaram a avançá-la é um privilégio enorme”, contou. 

Com relação ao seu trabalho, Gabriel disse que está estudando como desenvolvedores inscrevem significados em sistemas baseados em machine learning. “Temos uma boa diversidade de áreas de investigação no laboratório, conduzindo pesquisas desde Visualização de Informação até Model-based Design, utilizando uma grande variedade de metodologias.”

Se você é aluno de graduação, mestrado ou doutorado e tem interesse em saber mais sobre o laboratório e como ingressá-lo, entre em contato pelo e-mail ideias@inf.puc-rio.br